“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Nascida em Vitória/ES, mãe de cinco filhos e sete netos, jornalista do Portal Alto, graduada em Comunicação Institucional/Marketing e pós-graduação em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa – Diretora Comunicação da ABIME Brasil- (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital) – Título de Embaixadora da Paz Mundial pela Federação para a Paz Universal (UPF).

Ana Rosa Nery de Silveira
Jornalista e Embaixadora da Paz

A relação entre Portugal e o Brasil não se assenta apenas na riquíssima história comum. Ela é muito mais do presente e virada para o futuro. Nós brasileiros nos sentimos todos mais próximos uns dos outros. Temos que destacar a importância da parceria entre os povos de Brasil e Portugal. Trata-se de uma relação muito tensa, rica e diversificada pelas pessoas que, sem parar, cruzam os dois lados do oceano e, com a nossa língua comum, constroem as pontes que nos unem.

Uma oportunidade única para celebrarmos o passado, festejarmos o presente e projetarmos o futuro desta relação. Desde o intenso diálogo entre as nossas culturas até as trocas comerciais. É muito difícil encontrar alguma área onde não exista parceria entre os nossos países. Portugal e Brasil, uma relação com passado, presente e futuro.

Da existência de laços fraternos em defesa da formação de uma Comunidade Luso-Brasileira que permite invocar a presença no espaço e no tempo, de um conjunto de pessoas anteriormente separadas por descontinuidades históricas e geográficas cujas trajetórias agora se cruzam.

A Comunidade Luso-Brasileira tem hoje um papel muito relevante para nossa comunidade no Brasil, sobretudo na preservação do contato com Portugal, com a nossa cultura, tradição e valores. Criando pontes, estabelecendo caminhos e encontros, ensejando um verdadeiro conceito de bem servir e de reverência à pátria de sempre, difundindo essas tradições no Brasil buscando a participação de cidadãos brasileiros e, assim, reforçar os tradicionais laços de amizade entre Portugal e o Brasil compartilhando uma cultura homogênea. A Comunidade Luso-Brasileira cresce continuamente, tanto de portugueses no Brasil, como de brasileiros em Portugal.

Dessa forma, o encontro entre as duas culturas, promove o convívio entre portugueses e luso-brasileiros e a preservação dos valores e tradições culturais lusitanas.Dois países, duas identidades, dois corações batendo com intensidade e respeito à construção da história de cada um, expressando a irmandade entre brasileiros e portugueses, através de uma aliança de paz, amizade e consenso.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo