“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Antonio Carlos Castanheira, filho de Portugueses, tem 58 anos, é casado e pai de 5 filhos.

Formado pela Universidade Anhembi Morumbi em Marketing e Administração de Empresas, com especialização em bancos e finanças, é empresário do ramo de seguros e foi diretor do Banco Bamerindus por mais de uma década.

É sócio da Portuguesa de Desportos desde 1971 tradição herdada de seu pai Sr. Ernesto Manuel Castanheira que sempre o levava ao Clube, na época em que justamente se erguia a sede social do Canindé.

Na Portuguesa já ocupou as funções de diretor e vice-presidente de marketing, onde criou o Núcleo de Negócios, plataforma de integração de patrocinadores que revoluciou a captação de patrocínios no Clube.

Em 2019 sagrou-se vencedor da eleição que o conduziu ao cargo máximo da Associação Portuguesa de Desportos, assumindo a presidência do tradicional clube paulistano em 2020. Ao assumir a entidade, encontrou o clube em estado préfalimentar e pôs em prática um plano ousado de modernização da gestão visando a retomada da credibilidade da Portuguesa e as conquistas dentro de campo. Ano do centenario da Lusa e em meio a maior pandemia de saúde pública da história a Portuguesa chega às semifinais do Paulista da série A2, e logo em seguida faz uma
campanha magistral na Copa Paulista, sagrando-se campeã do torneio retornando a disputa de campeonatos nacionais com o acesso à série D do Brasileirão.

Fora dos gramados, o Clube implanta a separação do Clube Social e do Futebol Profissional, implantou modernos e eficientes controles de governança e finanças e equaciona seu principal trauma, as dívidas trabalhistas com o acerto de um plano de pagamento que hoje é referência entre os clubes brasileiros junto a justiça do trabalho.

Em 2021, com o Clube voltando aos trilhos, Castanheira e sua equipe celebram mais uma boa campanha no Paulista A2, onde o clube mais vez esbarra nas quartas de final do campeonato, no Nacional, na volta da participação da Lusa à Série D, o time chega até a segunda fase da competição e na Copa Paulista chegaria até às semifinais.

Em 2022, após ajustes no comando do futebol, o Clube alcança seu primeiro objetivo: retomar a elite do futebol paulista com a conquista do Paulistão A2. Já na Copa Paulista o clube chega até às semifinais do torneio destacando a incrível marca da Gestão de Castanheira à frente da Portuguesa em levar sempre o time as fases decisivas dos campeonatos que disputou.

Com o advento da formalização das sociedades anônimas de futebol, as SAF’s, Castanheira elabora um projeto que está atualmente em curso para transformar a Portuguesa em empresa, dando cara e vez do século XXI a Lusa.

Antonio Carlos Castanheira
Presidente da Associação Portuguesa de Desportos

É com grande satisfação que mais uma vez a Associação Portuguesa de Desportos se faz representada nesta casa que congrega portugueses e brasileiros e que tem como sua missão a difusão dos valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal.

Nossa entidade, a Associação Portuguesa de Desportos, existe há mais de 100 anos e é umas das mais representativas e tradicionais associações esportivas do Brasil.

Em nossa sede social há um átrio cívico que tem a seguinte inscrição: “Nesta Praça de Esportes trabalha-se para estreitar ainda mais os laços de amizade que unem duas pátrias irmãs Brasil-Portugal”.

Somos muito orgulhosos de nossas raízes e de nossas origens. Nascemos com o apoio da comunidade e hoje somos um dos maiores pólos aglutinadores de nossa colônia. Estar aqui nesta noite para ressaltar a importância da comunidade luso-brasileira é sinal de alegria e júbilo para a Portuguesa que tanto se desenvolveu graças a ajuda de vários patrícios. É desejo desta administração cada vez mais estar unida as mais diversas entidades representativas de nossa comunidade e poder colaborar para que a união e a amizade destas duas nações seja cada vez mais estreita.

Conte conosco nesta empreitada!

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo