“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Professor Antonio Fernandes Neto ministra, há mais de 20 anos, cursos de oratória e de comunicação verbal.
Tem formação em Direito e Comunicação, nesta em nível de pós-graduação.
Foi coordenador dos cursos do Instituto Melantônio e ministrou aulas em várias instituições como a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e IMAM- Inovação e Melhoramento na Administração Moderna.
Tem larga experiência em assessoria política e institucional (Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados).
Foi presidente do Centro de Oratória Rui Barbosa e redator-chefe da Gazeta Mercantil.
É autor dos livros “Comunicação e Persuasão”, “Jornalismo e Liberdade” e ” Convença pela Comunicação”, entre outros.

Antonio Fernandes Neto
Professor, jornalista e escritor

Batismo e maioridade

Sempre cultivei minhas origens lusitanas com todo o carinho e orgulho. Adquiri, desde muito cedo, o hábito prazeroso da leitura da língua portuguesa. Quando descobri Camões, já lia, com avidez, Eça de Queiroz e muitos outros. Desde 1982 moro, em São Paulo, na rua Eça de Queiroz, circunstância de que sempre muito me vangloriei.

Reproduzo, de memória, várias partes de “Os Lusíadas”, uma das glórias da humanidade.

É de ser ressaltada a atuação do valoroso Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, sem dúvida o elo que assegura o permanente contato de todos os luso-brasileiros, notadamente as notáveis atividades da comunidade em torno da maravilhosa Casa de Portugal.

Hoje não é mais possível deixar de reconhecer que Portugal não só descobriu o Brasil, conferindo-lhe certidão de nascimento. Três séculos depois, igualmente declarou a nossa maioridade, com a vinda da família real em 1808, que trouxe, com as bagagens dos governantes e servidores, instrumentos, equipamentos e disposição de transformar o Brasil numa nação importante.

Recentemente, minha esposa e uma neta estiveram em Portugal. A última fez a conclusão da Universidade no Porto. Ambas voltaram encantadas com a cultura, com a simpatia e a generosidade dos nossos irmãos portugueses.

Minha primeira pergunta foi sobre o Mosteiro dos Jerônimos, que pretendo conhecer. E a resposta unânime: “deslumbrante.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo