“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Antônio Rodrigues de Queiroz, nascido na cidade de Guarulhos do Estado de São Paulo em 30/08/1963. Nesta cidade onde está localizado um dos principais aeroportos da América Latina, o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Casado com Elaine A.B. Pires Queiroz desde 1988 de onde, tiveram o filho Natanael Pires Queiroz.

Apesar de sua área de atuação ser a Administração, em 2014 descobriu sua grande paixão na área da comunicação, sendo convidado a atuar como apresentador na TV Guarulhos através do presidente Fernando Mauro Trezza, o qual, deve todo o agradecimento pelo incentivo desse dom adormecido.

Queiroz tem se destacado ao longo dos anos através de sua simplicidade e naturalidade frente às câmeras levando lazer, cultura, arte, história, turismo e gastronomia com suas entrevistas e matérias diversificadas.

Seu grande objetivo através do seu programa intitulado como “O Melhor Acontece com Antônio Queiroz”, é levar conhecimento, a alegria e a descontração, principalmente na área de Turismo e Gastronomia. Acredita sempre que a verdadeira paz nunca produz aflições, porque a verdade, a fidelidade e a lealdade são valores inegociáveis.

Antônio Rodrigues de Queiroz
Jornalista, apresentador da TV Guarulhos / Com Brasil TV

Quando falamos da relação Brasil Portugal, automaticamente olhamos para nós mesmos, começamos então viajar no tempo em uma aventura nunca vivida, mas, sempre presente. Ao fechar nossos olhos podemos visualizar as embarcações lusitanas nas costas litorâneas do nosso país, trazendo dentro de si, não somente o aspecto de conquista e da aventura do descobrimento, mas o início de uma nova cultura em uma nação que levaria para sempre as suas raízes.

Quando olho para o meu sobrenome e os de minha esposa, nossos pais, avós e bisavós, carregamos a evidência de nossa história durante cinco séculos, a marca da essência lusitana. Jamais poderemos ignorar que nossas vidas sempre estarão ligadas, Brasil e Portugal sempre terão relações eternas, na história, na arte, na música, na Fé e na gastronomia entre outros conceitos.

Falando em gastronomia, lembro-me do meu primeiro contato, quando ainda pequeno, de mamãe me levando a um armazém em nosso bairro, onde uma família portuguesa iniciou ali o seu comércio local com suas cerâmicas e azulejos coloridos peculiar de origem de sua terra natal.

Trazendo as especiarias, o azeite, o bacalhau, que mesmo em nossa situação de extrema limitação podíamos comprar e sentir a presença de uma outra nação que nunca havíamos visitado, mesmo sem sabermos na ocasião, trazíamos as marcas dessa nação em nossos nomes e sobrenomes. Ali, já era possível sentir o aspecto de confiança mútua onde, as compras eram anotadas na caderneta do senhor Manoel e mês a mês a conta era saldada entre as partes.

Nossa cultura sempre trouxe a presença dos nossos patrícios portugueses, ao olharmos para as construções antigas pelas cidades por onde passamos, através das igrejas, mosteiros, restaurantes e armazéns, tudo nos remete a essa origem autêntica.

Apesar da miscigenação que envolve vários países ao longo do tempo, sabemos que Portugal traz a sua forte presença ainda nos nossos dias. Quando falamos de festas juninas vem as tradições portuguesas que trazem os nomes de Santo Antônio, São João e São Pedro, festas que fizeram parte de nossa infância de forma saudável onde, posso me lembrar do meu querido papai José em volta da fogueira, contando histórias e reunindo as crianças para ouvir, enquanto a mamãe Alzira de sobrenome Vieira, ficava na cozinha a preparar a guloseimas que aproximava a vizinhança.

Em tudo isso vemos a presença da relação Brasil – Portugal, são tantas as lembranças, que hoje, podemos compreender a importância dessa nação maravilhosa que um dia espero poder pisar o solo, e agradecer por terem dado a nós a oportunidade de sermos cidadãos brasileiros com a essência portuguesa.

Destaco agradecimento ao Conselho da Comunidade Luso – Brasileira do Estado de São Paulo ao trabalho belíssimo realizado, a fim de que as raízes de nossos irmãos portugueses, sempre sejam lembrados, pois sempre farão parte da nossa história e de nossas vidas.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo