“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Paulista, nasceu em 1958, é advogado e ex-prefeito da cidade Ourinhos(1993/1996).
Foi superintendente da Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (2005/2006) do Estado de São Paulo e ocupou o cargo de presidente do Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização(2003), da União dos Municípios da Média Sorocabana (2001/2002), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (2000/2002) e foi vice-líder do Governo de São Paulo (2000/ 2003). Exerceu mandato de deputado estadual (1999/2002)por São Paulo e vereador da Câmara Municipal de Ourinhos (1983/1992), e nos anos de 1987 e 1988, ocupou o cargo de presidente desta Câmara.

Claury Santos Alves da Silva
Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo

Permeando pelos nossos acontecimentos, acredito que o fator econômico mais importante da história do Brasil foi a Abertura dos Portos às Nações Amigas promulgada pelo príncipe regente Dom João de Portugal no dia 28 de Janeiro de 1808, em Salvador, até então Capitania da Baía de Todos os Santos. Assim teve início um forte impulso econômico, porque antes dessa data, tão determinante para o País, não tínhamos contato comercial com outros países. Podemos afirmar com convicção que, assim, o Brasil se abriu ao mundo.

Ao lado destas inúmeras atividades oriundas da Abertura dos Portos, veio na bagagem, toda uma cultura, inclusive com expedições científicas e assim, visitantes alemães, ingleses e franceses puderam ser considerados, de modo bem generalizado, os primeiros ‘turistas’ a pisar em solo brasileiro. E até hoje envidamos esforços para atrair, cada vez mais, turistas portugueses para que conheçam os atrativos paulistas, respaldados que somos na excelente infra-estrutura do Estado de São Paulo que se traduz em boas estradas, farta oferta hoteleira, além de diversificada gastronomia, artesanato e tantos outros encantos paulistas.

Somos um País independente, mas com estreita relação intelectual e com padrões de comportamento bem próximos ao espírito português. Tanto isto é verdade que nossa Pasta vem preparando um projeto de relevância para ambas as culturas: Roteiro Histórico da Família Real, em parceria com o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. Vamos mostrar todos os atrativos turísticos do nosso Estado diretamente ligados ou com influência da Família Imperial em São Paulo. O que fizeram, o que deixaram ou por onde passaram, por exemplo, os detentores de títulos de nobreza, como marqueses e barões da época. Vamos resgatar este período de extrema importância para a cultura luso-paulista.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo