“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Daniel Pereira é jornalista há 40 anos. Trabalhou como repórter, redator e editor em algumas das principais redações do País – Jornal do Estado de S.Paulo, Agência Estado, Correio Braziliense, Rádio e TV Record, Rádio e TV Bandeirantes, agências UPI, AP e ANSA. Foi idealizador e editor do Clipping de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, criado em 1999 e produzido pela Imprensa Oficial. Também foi assessor de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública de SP na gestão Michel Temer, da Secretaria de Esportes e Turismo/SP, da Secretaria de Administração Penitência e na Secretaria das Administrações Regionais (hoje, Secretaria das Subprefeituras/SP). Foi coordenador da equipe de Comunicação do Governo de SP na ECO-92, no Rio de Janeiro. Atualmente exerce as funções de Assessor de Imprensa da Fundação Memorial da América Latina.

Daniel Pereira
Jornalista e assessor de Imprensa na Fundação Memorial da América Latina

“Razão de ser

A globalização tem produzido nos últimos 20 anos alguns fenômenos – hoje, não mais surpreendentes – que mudaram radicalmente o panorama das comunicações e do relacionamento entre os seres humanos. As redes sociais disputam dia-a-dia o privilégio de oferecer ferramentas cada vez mais sofisticadas que podem funcionar tanto em Arapiraca da Serra quanto em Samoa – minúsculo país no sul do Pacífico – onde o governo simplesmente decidiu abolir do seu calendário o dia 30 de dezembro.

Nesse oceano de criatividade que teve em Steve Jobs o seu ícone, o acesso às informações é uma porta permanentemente aberta ao conhecimento e o inusitado fica apenas a um clique da revelação. A velocidade que impulsiona as pesquisas em todas as áreas da curiosidade científica traz pelo menos uma manchete por dia. O tempo urge – deve ser o lema dos nossos pardais da modernidade.

No campo das relações culturais e da comunicação entre os povos os efeitos dessa evolução têm sido mais que benevolentes – e isso talvez tenha absorvido o impacto do mal maior causado pela onda belicista que vem derrubando governos autoritários no berço da civilização. É o Leviatã, título do livro escrito pelo filósofo inglês Thomas Hobbes em 1651 para justificar pelo estado da natureza humana a necessidade da guerra para estabelecer a paz.

Ao largo dessas sandices que abrolharam o noticiário internacional desde a virada do século, países irmãos como Brasil e Portugal consolidam um caminho de identidade que a cada dia diminui eventuais ou pontuais discrepâncias de entendimento no campo político, cultural, econômico e diplomático. Por isso, não há como não ter orgulho de carregar nas veias esse DNA cultural, quando se é descendente de Pereiras e Rodrigues, oriundos de Trás-os-Montes e miscigenados pelas andanças entre Minas Gerais e Bahia. ”

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo