“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Nasci em Monteiro Lobato-SP em 20 de junho de 1979. Sou formada em Pedagogia, Pós-graduada em Gestão de Políticas Sociais pela FMU/SP e com Especialização em Gestão e Inovação de Cidades Inteligentes pela UniFACENS. Fui certificada pela Petrobrás e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no curso “Integrando a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS).
No ano de 2012 fui eleita Prefeita de Monteiro Lobato e reeleita no ano 2016 para meu segundo mandato. Em 72 anos, desde a emancipação política do município, me tornei a primeira mulher da história a liderar o governo lobatense. Minha atuação política foi reconhecida nacionalmente por tratar-se de um modelo de gestão eficaz e com responsabilidade com os gastos públicos, além da implementação de programas de desenvolvimento em diversas áreas em prol da população, com foco nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ONU).
Sou integrante ativa do Movimento Mulher Municipalista (MMM), que aborda a liderança feminina e a incidência da mulher na política brasileira com ações que visam a elaboração e gestão de políticas públicas para o desenvolvimento de uma nova cultura no que diz respeito ao papel das mulheres nos cargos públicos. Faço parte também do Conselho Político do Instituto Alziras/RJ, uma organização sem fins lucrativos com a missão de contribuir para o aumento da representação feminina na política por meio do fortalecimento de mandatos e de candidaturas de mulheres no Brasil.
Em 2018 tive a honra de ser condecorada como Embaixadora da Paz pela Universal Peace Federation (UPF) -Federação para a Paz Universal – uma aliança global de indivíduos e organizações que atua em 163 nações dedicadas a construir um mundo de paz, no qual cada um possa viver em liberdade, harmonia, cooperação e coprosperidade. No mesmo ano fui nomeada pela Secretaria de Governo da Presidência da República para ocupar a função de membro da Comissão Nacional dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com a finalidade de internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 no nosso país.
Em janeiro de 2020 eu fui eleita para o cargo de Diretora de Turismo da Federação de Hotéis, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP), entidade que tem a finalidade de desenvolver o turismo em todo o estado de São Paulo. Participei como mentora voluntária de atividades de avaliação de startups aceleradas pelo BrazilLAB, o 1° Hub de Inovação GovTech do Brasil.

Daniela de Cássia Santos Brito
Pedagoga, empresária, especializada em Gestão de Políticas Sociais e Inovação de Cidades Inteligentes

De uma descendente portuguesa APAIXONADA por nossa ‘Terra Matriarcal’ e também por entender das milhares de possibilidades de conexão e cooperação entre Brasil-Portugal.

Sou Daniela Brito, atualmente diretora da Confederação Nacional de Municípios do Brasil (CNM), Empresária no ramo de Assessoria Municipal com foco em Cidades Inteligentes, e fui prefeita por dois mandatos consecutivos (2013-2016 / 2017-2020) da minha cidade natal: Monteiro Lobato, interior de São Paulo e literalmente a cidade do maior escritor de literatura infantil do nosso País, ‘José Bento Monteiro Lobato’. Também atuei no ramo de turismo por 15 anos, sendo co-fundadora da AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), entidade reconhecida e apoiada pelo Governo Paulista, onde exerci a função de diretora-presidente por duas gestões consecutivas, também atuei como presidente por dois mandatos consecutivos da ADITM (Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira) entidade que agregava dois Estados do Território Mantiqueira (Minas Gerais e São Paulo), nesta última Associação desenvolvemos um bem-sucedido projeto de cooperação internacional por 10 anos consecutivos.
Esta breve apresentação do meu trabalho pelo desenvolvimento integrado e sustentável das cidades com potencial de desenvolvimento econômico e cultural através de políticas pública de Turismo é para reforçar o quanto se faz necessária a cooperação nacional e internacional entre regiões, territórios e países irmãos, como é o caso de Brasil-Portugal, temos propósitos em comum e diversas experiências exitosas em ambos os países que poderão servir de exemplo uns para os outros, ainda mais no contexto pandêmico da Covid-19 que assola o mundo (a nossa casa comum). É nosso papel social estarmos unidos em torno de um só propósito: “o de cuidarmos uns dos outros” e é através da consciência coletiva que teremos condições de salvar o nosso planeta que hoje se encontra gravemente adoecido.
Poderia citar diversos projetos e diversas ações já iniciadas e com muito êxito de cooperação entre nosso País e sua matriarca Portugal, mas o meu objetivo ao escrever estas breves linhas é de parabenizar a atuação do CONSELHO DA COMUNIDADE LUSO BRASILEIRA DO ESTADO DE SÃO PAULO (CCLB) por importante atuação neste contexto de cooperação e intercâmbio cultural, preconizando a difusão dos valores históricos e culturais que nos une há pouco mais de 500 anos, representando, unindo e engrandecendo nossa comunidade luso-brasileira e seu valioso movimento associativo. Em 29 de maio de 2019, estive em Lisboa representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) num evento da Rede Européia de Cidades Saudáveis, segue link para conhecimento na íntegra sobre esta cooperação: https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/cnm-apresenta-experiencias-brasileira-durante-em-evento-sobre-cidades-saudaveis-em-lisboa. O principal objetivo da nossa participação foi entender melhor o trabalho desta importante Cooperação Européia em torno das cidades com foco na saúde preventiva e aprendermos com Lisboa (nossa irmã de língua portuguesa) para podermos atuar junto aos municípios brasileiros e incentivar a reativação da Rede Brasileira de Cidades Saudáveis, que no passado foi fortemente atuante, mas que está desativada. Penso que neste momento delicado em que o planeta vivencia com o advento desta pandemia, seria um alento pensarmos em ativar uma nova Rede de Cidades Inteligentes, Saudáveis, Sustentáveis e Resilientes, a partir das muitas potencialidades existentes nos dois países em questão, garantindo assim o desenvolvimento socioeconômico, turístico num contexto de milhares de atrativos: Naturais, Culturais, Gastronômicos, Turísticos e Científicos, entre tantos outros como: produtos, serviços de inovação, tecnologia que compõe estes dois maravilhosos países, e a partir de ações integradas e intercâmbios entre cidades, sermos referência em cooperação para o resto do mundo.
Temos um potencial humano, histórico, turístico e cultural somados à vontade política de diversos atores para iniciarmos com todo o apoio deste importante Conselho (CCLB) um movimento que poderá colaborar com a saúde mundial. Fica por aqui o sonho de uma jovem política, empresária, estudante e amante das “cidades”. Este é um forte apelo de juntos sermos a mudança que desejamos tanto ver no mundo!

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo