“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com especialização em Direito Empresarial, sua militância advocatícia data de 1990; exerceu a função de Assessor Especial Parlamentar de Antonio Carlos Rodrigues, quando Senador, e quando Ministro dos Transportes. No Senado Federal, atuou junto às comissões legislativas de Assuntos Econômicos (CAE), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Infraestrutura em Transportes (CI).

Foi Presidente e Diretor de Gestão da Empresa de Planejamento e Logística em Transportes (EPL); foi membro e Presidente do Conselho Fiscal da Empresa Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), do Porto de Santos, representando o Ministério dos Transportes. Fez parte do Conselho do CONTRAN e representou o Ministério dos Transportes no Fórum Nacional do setor. Foi membro efetivo da Inventariança da Rede Ferroviária Federal Junto ao Ministério dos Transportes e do Conselho de Administração da CODESP. Hoje é o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.

Eduardo Castro
Secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo

“Brasil e Portugal apresentam relações que ultrapassam o aspecto histórico. Os dois países têm interesse mútuo em aprofundar as relações de comércio e de investimentos, pensando sempre na possibilidade de criar novas parcerias nas áreas científica, tecnológica, cultural, educacional e meio ambiente.

Nesse contexto, a cidade de São Paulo contribui sobremaneira para o aprimoramento das relações entre Brasil e Portugal. Como neto de portugueses (cuja origem é a cidade de Mirandela, no distrito de Bragança) me orgulho muito de fazer parte dessa comunidade que acumula tantos feitos.

Não é à toa que centenas de estudantes de São Paulo têm encontrado em universidades portuguesas apoio para desenvolvimento de pesquisas e estudos de alto nível. Desse modo, há uma convergência, de um lado, entre o interesse brasileiro na capacitação profissional e, do outro, o interesse português na ocupação de sua conceituada estrutura universitária e laboratorial. Como resultado dessa política de cooperação tivemos um crescimento exponencial do número de estudantes brasileiros em Portugal em programas de graduação, mestrado e doutorado em várias áreas do conhecimento.

Nesse contexto, reconheço a importância do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo como órgão de convergência de todas as associações ligadas à comunidade luso-brasileira.

À frente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente estamos trabalhando arduamente para garantir uma cidade melhor para todos, o que inclui a comunidade luso-brasileira que é bastante expressiva em São Paulo.

A SVMA está de portas abertas para o estreitamento de vínculo institucional visando à promoção de políticas públicas que assegurem um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos os cidadãos, como preconiza a nossa Constituição Federal.”

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo