“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Elyana Martins é advogada, professora universitária em Direito Penal e cantora de música portuguesa. Desde pequena aprendeu um vasto repertório incluindo fados, canções do folclore português e marchas portuguesas. Filha do violonista português professor Antero Martins, desenvolveu junto ao pai, uma carreira artística que a projetou como uma revelação dentro do cenário artístico português, bem como, na comunidade portuguesa de São Paulo e nos diversos locais onde se apresentou.

Muito requisitada para “shows” pela sua presença e atuação nos palcos, cantou em várias entidades portuguesas, tais como, Casa da Ilha da Madeira (SP), Casa de Portugal de São Paulo e de Fernandópolis, Clube de Portugal de São Paulo e de Santo André, Clube da Portuguesa de Desportos, além de atuar em casas típicas portuguesas de São Paulo. Vem representando Portugal em “Feiras das Nações” realizadas em São Paulo (Brasil), Toronto (Canadá) e New Jersey (Estados Unidos).

Pelo público e imprensa é vista como a revelação da música portuguesa no Brasil, não só pela sua voz e interpretação, mas também pela sua perfeita dicção ao cantar, que a faz querida entre brasileiros e portugueses. É admirada por ser uma luso-descendente que vem divulgando a música portuguesa, fazendo parte do seu perfil a preservação e difusão das “coisas” portuguesas, visto que, além de cantora, intérprete e compositora (com músicas gravadas em Portugal e no Brasil), também atua como diretora do Grupo de Jograis “Fernando Pessoa” e fundou em São Paulo, uma Associação de Luso-Descendentes. Elyana também apresentou um programa de televisão português no canal 9 da NET e canal 72 da TVA denominado “Programa Luso-Brasileiro”.

Seu CD “Brasil Canta Portugal”, lançado pela Movieplay contém 15 músicas que variam do cancioneiro popular português, marchas portuguesas, aos fados.

Elyana Martins
Advogada, professora universitária, compositora e intérprete de música portuguesa

A meu ver, como filha de português, os laços entre Brasil e Portugal primeiramente estão presentes no coração gentil de seus povos, envolvidos estreitamente pela cultura, tradição, história, costumes, idioma, musicalidade, poesia e arte.

Somos unos, brasileiros e portugueses, numa só voz, alma e pensamento. Temos uma só raça, um só sangue, orgulhosos por nossos ancestrais que ao longo do tempo desbravaram, conquistaram e construíram com coragem um só solo: Brasil e Portugal!

Nem mesmo o oceano é capaz de separar essas duas Nações unidas pela força de valores que nunca sucumbem, pois dela fazem parte a herança genética, o berço, a riqueza do patrimônio histórico, cultural, artístico, paisagístico, a memória de um só povo! Dessa força fazem parte o passado e o presente perpetuados tradicionalmente entre pais e filhos.

Prova disso, também é a existência do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo na sua missão permanente de semear, plantar, cultivar e colher os bons frutos dessa convivência harmoniosa, respeitosa, solidária e fraternal entre Brasil e Portugal.

E viva a nossa Luso-Brasilidade!
Que seja sempre assim!

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo