“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

• Elaboração de Plano de Marketing Turístico;
• Elaboração de Planejamento Estratégico Turístico da cidade de Mogi das Cruzes;
• Captação de recursos financeiros para eventos turísticos;
• Captação de eventos turísticos para cidade de Mogi das Cruzes;
• Prospecção e montagem de planilhas de orçamentos de custos de eventos turísticos;
• Administrador do Trem Turístico do Imigrante e Trem dos Ingleses;
• Elaboração de projetos turísticos ferroviários;
• Planejamento e elaboração de roteiros municipais;
• Experiência em estudos para implantação de trens turísticos;
• Experiência em planejamento e projetos turísticos municipais;
• Consultor em turismo;
• Professor nas áreas de planejamento turístico, transportes, teoria geral do turismo e hospitalidade;
• Conhecimento e operação de trens de turismo e longo percurso – FEPASA;
• Experiência em reservas de hotéis e pacotes nacionais e internacionais;
• Experiência em montagem de roteiros ecológicos e convencionais;
• Experiência em locação de transportes de médio e grande porte;
• Experiência em transporte receptivo.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

• 2009 – PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES – SP
Coordenador de Turismo – Secretaria de Desenv. Econômico e Social
• 2005 – 2006 – SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Assistente Técnico de Direção II – Coordenador de Turismo Ferroviário
• 2003 –2003 – UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES – SP
Professor de Teoria Geral do Turismo (Substituto)
• 2002 – 2004 – PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES – SP
Diretor de Turismo – Secretaria de Desenv. Econômico e Social
2002 – 2004 – UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
Professor de transportes turísticos
• 2000 – 2002 – UNIARA
Professor de transportes turísticos
• 2000 – Belas Artes
Professor de transportes turísticos
• 2000 – 2002 – SENAC
Professor de transportes turísticos
• 1998 – THG CONSULTORIA E TURISMO
Consultor de turismo
• 1997 – 2007 – UNIVERSIDADE SÃO MARCOS
Professor de transportes turísticos/ Hospitalidade/ Teoria Geral do Turismo
• 1999 – 2000 UNIVERSIDADE DE MARÍLIA
Professor de Sistema de Transportes/ Política de Turismo
• 1998 – 1999 – COLÉGIO STA. HELENA
Professor de técnicas de turismo e transporte.
• 1997 – 1998 – FEPASA – Ferrovia Paulista (atual BRASIL FERROVIAS)
Pesquisador e colaborador no setor de passageiros e turismo
• 1997 – 1998 – ELAM – Escola Luiz Antônio Machado
Professor de Meios de Hospedagem e Transportes em curso técnico de Turismo com habilitação em Guia nacional.
• 1996 – 1997 – MAGNO – Agência de Viagens e Turismo Ltda
Operação de transporte receptivo.
• 1995 – 1996 – FL TURISMO – Agência de Viagens e Turismo Ltda
Gerenciamento da agência e operação de transporte receptivo.
• 1992 – 1995 – ENCOL S/A – Engenharia Comércio e Indústria
Assistente de vendas.
• 1992 – 1992 – AGAXTUR Turismo S/A
Estágio – Telemarketing receptivo
• 1986 – 1991 – BCN – Banco de Crédito Nacional S/A

OUTRAS ATIVIDADES

• 2009 – CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
Conselheiro Estadual
• 2008 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OPERADORES DE TRENS TURÍSTICOS CULTURAIS – ABOTTC
Diretor
• 2007 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA
Diretor
• 2006 – CAMARA EMPRESARIAL DE TURISMO – FECOMÉRCIO SP
Membro da ABOTTC – Assoc. Brasileira de Operadores de Trens Turísticos Culturais
• 2005 – ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO E CULTURAL – AMITUR
Diretor Consultivo de Assuntos de Turismo ferroviário
• 2001 – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA – ANPF
Presidente – 2001 – 2005;
Presidente – 2005 – 2007.

ESCOLARIDADE

• 2º grau – Prof. José Liberatti
• Bacharél em Turismo – Universidade Paulista
• Mestre em Turismo: Curso Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural.
Centro Universitário Ibero-Americana.
Título da dissertação: Turismo Ferroviário: trecho da VFCJ
Orientadora: Profª Dra. Olga Tulik
• Pós-graduado em Gestão de Negócios e Marketing – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
• Aluno especial da ECA/USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Disciplinas:
Marketing de Recursos Culturais do Turismo – Prof. Dr. Mário Jorge Pires
Dimensão Espacial do Turismo – Profª Dra. Olga Tulik
King Street College – Londres – Inglaterra
EF – Manchester – Inglaterra

PROJETOS
• Estudo de viabilidade turística ferroviária de Barretos – SP – Outubro 2013
Função: Consultor
Situação: Andamento
• Estudo de viabilidade turística ferroviária de Colombia – SP – Outubro 2013
Função: Consultor
Situação: Andamento
• Estudo de viabilidade turística ferroviária de Botucatu – SP – Novembro 2010
Função: Consultor
Situação: Andamento
Contratante: Prefeitura de Botucatu – SP
• Estudo de viabilidade turística ferroviária de São Roque – Dezembro 2008
Função: Consultor
Situação: Concluído
Contratante: Prefeitura de São Roque – SP
• Estudo de viabilidade turística ferroviária de Paranapiacaba – Agosto 2008
Função: Consultor
Situação: Concluído
Contratante: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
• Análise para implantação de trem turístico em Paranapiacaba – Out 2003
Função: Consultor
Situação: Concluído
Contratante: Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings
• Projeto turístico ferroviário – Jacareí – SP – Ago 2001
Função: Coordenador geral
Situação: concluído
Projeto: Universidade São Marcos/ Associação Nacional de Preservação Ferroviária – ANPF
• Projeto turístico ferroviário – Mogi das Cruzes/ Guararema – SP – Fev 2000
Função: Coordenador geral
Situação: concluído
Projeto: Universidade São Marcos

Fábio dos Santos Barbosa
Professor e Mestre em Turismo e Consultor em Turismo Ferroviário

Levando em consideração que nosso País tem uma grande diversidade cultural e que a maioria de seus habitantes têm alguma descendência, também sou mais um destes. Mas brasileiro nato de coração verde amarelo que adora Portugal. Tenho descendência portuguesa por parte de meu pai e italiana por parte de mãe. Mas como muitos também tive a oportunidade de conviver com portugueses na minha infância. Aprendi coisas interessantes como, por exemplo, observar meu vizinho a fazer vinho no quintal de sua casa de uma forma bastantes rudimentar, conhecido como a “pisa da uva” e que hoje podemos ver em São Roque, como um grande atrativo para o turista.

Atualmente atuo como consultor em Turismo Ferroviário e coordeno o turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes. E bons exemplos do turismo ferroviário tive a oportunidade de conhecer em Portugal. Conhecido como “Comboios Turísticos” os trens antigos, seja a vapor ou diesel, são boas alternativas de desenvolvimento local que procuro desenvolver no Brasil. O interessante que em Portugal os comboios utilizam tanto linhas desativadas como linha de uso regular.

Por outro lado, acredito ser muito importante o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo continuar com ações que estimulem novos trabalhos de forma a manter e resgatar a cultura lusitana. Este Conselho é um grande canal de interlocução entre Brasil e Portugal que pode ajudar em diversas ações e trocar experiências culturais, artísticas e turísticas.

Parabéns ao CCLB por manter viva a Cultura Luso-Brasileira!

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo