“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Fernando Leça é bacharel em Direito, com estudos de pós-graduação (mestrado) na PUC/SP. Preside a Fundação Memorial da América Latina e foi deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. Exerceu inúmeros cargos públicos, nas esferas municipal (São Bernardo do Campo, onde reside), estadual e federal. Entre eles, os de Secretário-chefe da Casa Civil (com Mário Covas), Secretário do Trabalho (no governo de Geraldo Alckmin), Superintendente do SEBRAE/SP, Vice-Presidente do Banco Nossa Caixa e Secretário de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo.

Fernando Leça
Presidente da Fundação Memorial da América Latina

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo é e deve ser, cada vez mais, o ponto de convergência e o elemento integrador do movimento associativo. Cabe-lhe – como aliás, vem ocorrendo – uma ação direta e constante no aprofundamento das boas relações entre os dois países, bem como na preservação, valorização e desenvolvimento de legado histórico e cultural inestimável. A matriz inconteste desse legado é a Língua Portuguesa e o Brasil tem sabido valorizar esse bem maior. É necessário que reconheçamos, por outro lado, o importante papel que este país pode desempenhar – e vem efetivamente desempenhando – na disseminação, reconhecimento e adoção oficial do idioma português nos foros internacionais, além do peso específico, com seus quase 200 milhões de habitantes, na sedimentação da prática e do uso corrente da língua de Camões pelos demais integrantes da CPLP, co-herdeiros desse magnífico legado. Mas as influências benéficas da presença de Portugal no Brasil são mais amplas, cabendo ao Conselho da Comunidade a nobre missão de lembrá-las, defendê-las e propagá-las. Estou convicto de que tal missão está sendo levada a cabo.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo