“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Nascido em Coimbra, em 1971, Gonçalo Dinis Capitão é jurista licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e mestre em Teoria e Ciência Política Contemporânea pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Foi deputado pelo Partido Social Democrata (PSD) e vice-presidente da Juventude Social Democrata antes de ocupar o posto de Adido Social no Consulado de Portugal em Joanesburgo (África do Sul) e na Embaixada de Portugal na Venezuela, em Caracas. Desde 2015, é Adido Social do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

Gonçalo Dinis Capitão
Adido Social do Consulado Geral de Portugal em São Paulo

“Perto que estamos da aurora de um novo ano, a mais dos tradicionais votos de felicidades a toda a nossa Comunidade Luso-Brasileira e volvido pouco mais de um anos sobre a minha chegada a São Paulo, creio que não honraria a minha função se não aproveitasse este ensejo para homenagear a razão primordial da nomeação de qualquer adido social pelo Governo de Portugal: a nossa valorosa diáspora.

Os Senhores e as Senhoras são, na realidade, a mais eficaz representação da nossa Pátria e, no caso brasileiro, intérpretes finos deste conúbio de culturas e de História feito, construindo pontes entre dois países e, mais importante, duas nações irmãs.

Aceitem, por isso, como sincera e sentida homenagem a todos vós, o testemunho das três lições fundamentais que aprendi com as nossas Comunidades na África do Sul (uma licenciatura), na Venezuela (um mestrado) e, agora, no Brasil (um doutoramento na arte de amar Portugal, através dos vossos olhos e dos vossos corações): em primeiro lugar, uma ideia que, parecendo evidente, anda arredia de muitas mentes; a de que nada se consegue sem muito trabalho. E, de fato, por onde esta missão me tem levado, nunca vi povo que trabalhasse com o ardor e o rigor do povo português.

Em segundo lugar, a marca da generosidade. Não há Comunidade Portuguesa que não veja muitos dos mais bem sucedidos integrantes partilharem tempo e recursos para melhorar a vida daqueles que não foram tão afortunados. Se há povo que vejo estender a mão ao próximo com total desapego esse é o português e os que dele descendem.

Por fim, a coragem de trilhar o caminho sem medo e com perseverança. Num registro pessoal, creio que muitos dos medos contemporâneos dos residentes da velha Europa têm a ver com o hábito de olhar para os Estados em busca de respostas que, pela sobrecarga de exigências das sociedades hodiernas, os mesmos já não podem dar a todos. A diáspora portuguesa, também aqui, é uma inspiração, pois à semelhança dos nossos bravos navegadores de outrora, rumou a novos destinos com a Pátria no coração e protegida apenas pela sua bravura e pela solidariedade dos seus pares.

Se estatuto me reconhecerem para um apelo, eis o meu grito orgulhoso: não se cansem de fazer o Bem! “

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo