
Mestre em Gestão de Saúde FGV/SP.
Especialista em Compliance IDPEE/ COIMBRA.
MBA em Gestão da Saúde FIA/USP.
Pós-Graduado em Direito Constitucional – ESDC/SP.
Graduado em Direito – FMU/SP.
Diretor Jurídico e Compliance e membro do Comitê de Conduta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Coordenador do Grupo de Trabalho de Compliance da ANAHP, representando o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Membro da Comissão de Direito Médico da OAB/SP.
Professor da Disciplina Legislação, Regulação e Judicialização em Saúde no Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – Linha Saúde – FGV/SP
A ligação entre Portugal e Brasil é uma das mais duradouras e relevantes entre nações, pelas relações históricas e culturais iniciadas com o descobrimento em 1500, através do idioma, literatura, culinária e religião; e intensificada com a vinda da família real e toda sua corte em 1808. Apesar da independência ter ocorrido em 1822, os laços diplomáticos foram mantidos através das parcerias comerciais e acordos de cooperação.
Atualmente, Portugal é um dos principais destinos de brasileiros que buscam estudar, trabalhar e ter uma melhor qualidade de vida.
Já a minha história está fortemente ligada a Portugal, pois meu avô paterno, nascido em Baião, no Distrito do Porto, em 1915, veio com 9 anos de idade para o Brasil. Ainda menino, começou a trabalhar em restaurantes na cidade de Santos, até que já casado fundou, entre outros comércios, restaurantes e padarias em São Paulo.
Sou cidadão português, assim como meus pais e filhos e já tive o privilégio de estudar e ministrar palestras na Universidade de Coimbra, Portugal.