“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

“Bruno Covas, 41 anos, que faleceu em 16 de maio de 2021 na Capital, foi deputado estadual, secretário do Meio Ambiente e prefeito da cidade de São Paulo. Por isso nesta edição, nosso Conselho presta uma homenagem a este homem público que, com seu trabalho correto e capaz, foi marcante na política, além de fazer parte da nossa comunidade”, ressalta o presidente do CCLB, Manuel Magno Alves.

IN MEMORIAN A BRUNO COVAS LOPES

O presidente Magno lembra que por iniciativa de Covas, enquanto deputado estadual por SP, e com o apoio de 34 parlamentares e de 25 conselheiros selecionados pela comunidade portuguesa, lançou em três de setembro de 2019 na Assembléia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar em Apoio à Comunidade e à Cultura Luso-brasileira, com a proposta de preservar a milenar cultura portuguesa, sua influência e seu desdobramento em terra brasileira. Na oportunidade, o deputado Covas, descendente de portugueses, enfatizou que havia muito a ser feito, “não só para os deputados signatários, mas por todos os envolvidos na tarefa de resgatar essa cultura que tanto influenciou nosso povo”. Para ele, a Frente Parlamentar era para dar voz à comunidade portuguesa na Assembléia de São Paulo, com a realização de diversos eventos para que a integração entre Brasil e Portugal fosse cada vez mais festejada.

Destacou também o presidente do Conselho que o homenageado participou em 2019, do nosso site mostrando a importância das relações entre Brasil e Portugal. Segue um trecho relevante do depoimento de Bruno Covas:
“No Estado de São Paulo a colônia está organizada e representada em mais uma centena de importantes associações, clubes, ranchos folclóricos e consulados. Diante deles, a árdua e orgulhosa tarefa de manter vivas as tradições portuguesas no Brasil, preservando a identidade de nosso país e fomentando nossa cultura, que por conta do tempero português, é reconhecida como uma das mais ricas de todo o mundo. Essas organizações são vitais para estreitar e manter vivos os laços que unem Brasil e Portugal, pois favorecem o intercâmbio cultural e comercial entre os países que são unidos pela história comum e pela língua portuguesa. Há muito que avançar nas nossas relações, inclusive no aspecto comercial, que pode e deve ser ainda muito potencializado”.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo