“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

João Paulo Papandré Lemos, brasileiro, arquiteto 50 anos.

Formação Acadêmica e Títulos

• Parceiro do Estado de SP no roteiro turístico-gastronômico em 2013
• Sócio Fiducitário da Ristoworld Italy em 2013
• Título de Embaixador do Brasil em Budapeste em 2013 pela Chef’s Kitchen Luxury Cretions
• Título de chef de cozinha outorgado em 2012 pela Escola de Culinária e Hotelaria Mediterrâneo
• Pós Graduado em “Qualidade na Construção Civil”, UNICAMP 2002
• Graduado em Arquitetura e Urbanismo, PUCCAMP 1993

Idiomas

• Espanhol (leitura e fala)
• Inglês Técnico (leitura)

Resumo das Qualificações Profissionais:

Arquitetando na Cozinha com JP Araraquara SP – desde 2009
Proprietário .
Atuamos em eventos com mais de 80 mil pessoas na Capital,por conta da classificação na rota da gastronomia do Estado de SP, pelo programa SABOR de SP.
Diversos festivais gastronômicos pelo Estado de SP destacando também, Festival do Milho em Bueno de Andrada (20 mil pessoas) e festival do Caldo de Cana no mesmo distrito.
Atuamos com fornecimento de assados em geral para pequenos e médios eventos.
Realizamos cursos de gastronomia em diversas cidades do Brasil :São José dos Campos SP, São Paulo, Araraquara SP, Campinas SP, Porto Alegre RS, Belo Horizonte MG, Salvador BA etc. em parceria com grandes chefs renomados da gastronomia brasileira e internacional .
Participação de programa de gastronomia pela rádio universitária de Araraquara “Uniara” com dicas de cozinha, levadas ao ar diariamente de segunda a sexta feira .
Programa de TV fechada de São Carlos em 2012 com gravações de diversos pratos da gastronomia .
Participação em diversos encontros nacionais e internacionais realizados no Brasil.
Apresentação na Fispal 2014 com um prato genuíno da nossa cozinha para a empresa Espanhola Interporc a convite dos organizadores da feira .
Puertas THT (Indústria fabricante de portas residenciais de segurança) Espanha
• Cargo – Diretor Comercial Brasil
G.P. Construções e Comércio Ltda.
• Cargo: Gerente Nacional de Vendas
Cerâmica Lopes
• Cargo: Gerente Nacional de Vendas

Eternit S/A
• Realizações de palestras técnicas para público de formadores de opinião (especificadores), em diversas Universidades, Faculdades e afins.

João Paulo Papandré Lemos
Arquiteto e Chef de Cozinha

Sou descendente de família portuguesa por parte de meus bisavós paternos, Ana Augusta Mendes e Manoel de Freitas oriundos da Ilha da Madeira, vindos aportar no município paulista de Araraquara por volta do fim do séc XIX e inicio do séc XX junto com outros imigrantes portugueses. Dona Nica minha bisavó tornou-se viúva muito cedo com quatro nascidos em solo brasileiro.

Deixou-nos um legado na cozinha, pois criavam porcos em um sítio, daí saía todo o sustento da família, como a fabricação de embutidos, banha etc todo esse conhecimento trazido do além mar, terra saudosa e muito recordada. Ela faleceu com 106 anos de idade, sendo considerada por um jornal da época a mãe mais idosa de Araraquara. Recordo-me quando criança dela e seu copo de “Binho tinto” (vinho) rsrsrs na hora do almoço não poderia faltar, mulher de garra como a raça portuguesa não faltava a lida e o respeito de toda comunidade lusa local .

Hoje seus filhos como minha querida e amada avó Olinda de Freitas Lemos faleceram deixando um grande legado para a gastronomia local, até hoje preservamos suas receitas a sete chaves.

Por isso quero ressaltar a importância da preservação dessa cultura e também o contato de entidades ligadas ao Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é vital para que não se perca com o tempo os verdadeiros construtores do Brasil.

A importância de se manter e divulgar a comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo através de seu conselho é fundamental, pois assim conseguiremos preservar e manter ainda mais fortes nossos laços entre portugueses e brasileiros. Exercendo assim um verdadeiro órgão participante e representativo no nosso Estado paulista.

Um beijo nas panelas (Brasil), e nos tachos (Portugal).

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo