“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Descente de portugueses pelo lado paterno, José Benedito Pereira Fernandes, nasceu em 17 de novembro, na cidade de Barueri – SP, e é formado pela Faculdade de Direito em Itú.
Foi prefeito municipal de Santana de Parnaíba de 1º de janeiro de 2005 a dezembro de 2008. Secretário Municipal de Finanças, de janeiro de 2001 a abril de 2002 e Secretário dos Negócios Jurídicos, de agosto de 1995 a dezembro de 2000, da Prefeitura Municipal de Carapicuíba.
Administrador Regional da Freguesia do Ó, de 1987 a 1988. Ocupou, entre outros, os seguintes cargos: Chefe de Gabinete e Coordenador de Finanças e Planejamento da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, de 1973 a 1983.
Exerceu a Banca de Advocacia nas Comarcas de Barueri, São Paulo, Cotia, Mogi da Cruzes, Santos, São Roque e Vitória-ES. Hoje ocupa o cargo de secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.

José Benedito Pereira Fernandes
Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo

Nossa cultura brasileira tem vínculos indissolúveis com a de Portugal, que remontam há séculos, permeando por todos os cantos da sociedade, originando uma história única no mundo. Esta relação íntima, demonstrada no cotidiano, nos dá a dimensão que em muitos vértices, nunca se sabe aonde começa o Brasil e aonde termina Portugal. Nós, descendentes de portugueses, sentimos com muito mais arrojo esta ligação que nos deixa muito orgulhosos de saber com exatidão nossa procedência. Dissertar sobre a convivência entre os dois povos é expor o respeito mútuo que se observa e as sucessivas aculturações que geraram inúmeros benefícios para ambos os lados. A presença do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo já é o resultado deste entrelaçamento entre os dois povos com sucessivas iniciativas que resgatam, preservam e promovem a cultura lusa entre nós sob o olhar de milhares de brasileiros.

Agora com a proximidade de um das datas magnas lusas – 10 de junho – em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, nosso interior se aquece e, em muitos momentos, até paramos para uma reflexão que vai ao encontro de nossas origens. Lembramos que os portugueses foram os responsáveis pelo desenvolvimento deste país continente, desde os idos de 1500. Devido ao enorme tamanho do território brasileiro e ao crescimento do setor agrícola, a imigração teve uma grande importância para o avanço deste país, em especial no século XIX. Hoje somos mais de 191 milhões de brasileiros e muito devemos à Pátria mãe. E para, juntos, brasileiros e lusos, comemorarmos o 10 de junho, nada mais oportuno que relermos alguns versos de Luís de Camões:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança.
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto
Que já foi coberto de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo