“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Juliana Assumpção, diretora de negócios da Abav-SP/Aviesp, com mais de 23 anos de experiência no Turismo, formada em administração Hoteleira e com MBA em Gestão de Recursos Humanos, passa a integrar o grupo Mulheres do Brasil e assume o cargo de vice-presidente do conselho curador do Visite São Paulo, durante a gestão de 2023 e 2024.

A decisão da executiva em assumir mais funções em outras entidades está de acordo com o sucesso da sua atuação na Abav-SP /Aviesp. “É uma honra ser convidada para fazer parte tanto do grupo Mulheres do Brasil como também como vice-presidente no Visite São Paulo. Desejo construir um setor mais igualitário e a participação feminina nessas entidades faz total diferença. Estou muito feliz em assumir mais esses desafios. Em paralelo, continuarei exercendo minhas funções na Abav-SP /Aviesp que tanto admiro e me valoriza”, comenta Juliana. 

O grupo Mulheres do Brasil reúne mais de 114 mil mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. Já o Visite São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade por meio da atividade turística, apoiando o crescimento dos serviços e atendimento aos visitantes.

Abav -SP– Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo 

Aviesp – Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo

Juliana Assumpção
Diretora de negócios da Abav-SP/Aviesp, Bacharel em Administração Hoteleira e MBA em Gestão de Recursos Humanos

Há quem diga que Portugal é sinônimo de paisagens exuberantes, pois podemos descrever centenas de lugares paradisíacos deste destino, que tem pouco mais de 92 mil km2, como a Ilha da Madeira, Tavira, Fátima, Faros, Lagos, praia do Estoril, Sagres e Cabo São Vicente, além das cachoeiras em Açores.

A irmandade cultural desta nação com o Brasil não ficou apenas em 1500, com o descobrimento do nosso território. Essa aliança se estende até os dias atuais. Segundo estudo do Turismo de Portugal, instituto público tutelado pelo Ministério da Economia e do Mar, cerca de um milhão de brasileiros visitaram o país em 2022. No entanto, esse número tende a ser muito maior, porque os dados não conseguem compilar a entrada de turistas com passaporte europeu. 

Segundo a pesquisa, as receitas provenientes desses visitantes praticamente se igualaram ao pré-pandemia. De janeiro a novembro, mais de 674 milhões de euros foram gastos pelos brasileiros em Portugal, uma alta de 315% em relação a 2021. 

Origens

E como muitos brasileiros, a minha relação com Portugal vem das minhas origens familiares. O meu tataravô paterno, João Ferreira Assumpção, nasceu em Lisboa em 1872 e faleceu com 48 anos em Limeira, interior de São Paulo.

Por conta dessa relação, a cultura portuguesa esteve enraizada no meu passado, presente e futuro. Na minha carreira profissional no turismo, principalmente na Abav-SP/Aviesp, sempre promovi o fortalecimento dos laços das empresas europeias com o Brasil. E neste ano fiquei muito feliz durante a 45ª Abav TravelSP, principal feira de turismo do estado de São Paulo, com a TAP Portugal integrando um painel com as companhias aéreas para apresentar as novidades do país e valorizar a importância do agente de viagens para o mercado. Além disso, este país que eu tanto admiro também se destacou com uma réplica do tradicional bonde de Lisboa na área dos estandes. O atrativo chamou a atenção de todos os participantes não somente pela sua beleza, mas também pela sua história.

Essa ligação e paixão que tenho por Portugal fizeram-me sentir honrada ao ser convidada pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) para compartilhar um pouco da minha história. Agradeço o carinho e por me fazer reconectar com as minhas origens.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo