“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Julio Cezar Nabas Ribeiro
Advogado do Mesquita Pereira, Almeida e Esteves Advogados e das entidades de panificação de São Paulo, SAMPAPÃO.

Confesso que até o ano de 2008 não possuía qualquer contato com a Comunidade Portuguesa. Minha relação com Portugal não passava de leituras dos livros de História Geral. Porém, a partir dessa data, tudo mudou.

Em 2008 comecei a trabalhar como advogado junto às entidades de panificação de São Paulo, sob a supervisão do saudoso Dr. Paulo Esteves e do Dr. Antonio de Almeida e Silva. A presidência era do senhor Antero José Pereira, hoje presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira do Estado de São Paulo.

Trabalhando diariamente com o senhor Antero José Pereira e com vários outros membros da Comunidade, tive a oportunidade de entender a relevância de todo o trabalho realizado pelos portugueses e seus descendentes com o objetivo de manter viva a cultura trazida de Portugal para o Brasil.

O Brasil é um país miscigenado, mas a cultura portuguesa é parte integrante da formação desse País. Não podemos esquecer toda a contribuição para o desenvolvimento da sociedade brasileira, contribuição essa que está longe de acabar. 

Presencio diariamente o esforço da comunidade portuguesa para empreender no Brasil, na maioria das vezes, um esforço hercúleo.

Como ter admiração por uma comunidade tão valente e que procura manter vivas tradições centenárias? Como não admirar o trabalho realizado pelo Conselho da Comunidade Luso-brasileira nessa luta diária?

Assim, desejo vida longa ao Conselho da Comunidade Luso-brasileira do Estado de São Paulo, agora sobre a presidência do senhor Antero José Pereira.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo