“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Jornalista, radialista, apresentador e comunicador, conta com mais de 25 anos de profissão, tendo atuado em renomados veículos de comunicação e atualmente inicia a programação jornalística da TV Bandeirantes apresentando, diariamente das 6h45 às 8 horas, o “Primeiro Jornal”.

É um orgulhoso luso-brasileiro pelo lado materno de sua família, sempre se fazendo presente nos eventos e ocasiões diversas junto à comunidade luso-brasileira, inclusive profissionalmente tendo realizado cobertura jornalística de evento esportivo em Portugal.

Contando com 46 anos de idade, sua paixão pela comunicação começou em 1984, aos 18 anos de idade, quando iniciou sua experiência na Rádio Clube de Santos, emissora de Edson Arantes do Nascimento “Pelé”, como apresentador do programa infantil “Viva Criança”. Posteriormente, em 1985, atuou como redator de notícias na Rádio Guarujá FM. Já em 1986, o Sistema A Tribuna de Comunicação, afiliada da Rede Globo para o Litoral de São Paulo, demonstrou interesse contratando-o através da Rádio A Tribuna como freelancer para as eleições e, por seu talento natural, logo após passou a apresentar o programa diário Bom Dia Santos, atuando ainda como repórter e plantão esportivo.
No ano de 1989 foi para a TV Litoral, emissora afiliada da Rede Brasil – TV Cultura, atuando por dois anos consecutivos.

Frente a novos desafios, em 1990 passou também a atuar na Rádio Tupi AM, na capital paulista, como repórter esportivo tendo, inclusive, realizado a cobertura jornalística do campeonato mundial sub-20 na Europa, em Portugal.
Em 1991 foi convidado a integrar a equipe esportiva da Rádio Jovem Pan AM, atuando por 11 anos seguidos como repórter e com a apresentação do programa Terceiro Tempo.
Também a partir de 1991, na TV Mar, afiliada da Rede Record para a Baixada Santista, apresentou o programa Bate Bola aos domingos durante cinco anos.
De 1998 a 2003, convidado novamente pelo Sistema A Tribuna de Comunicação, atuou como repórter e apresentador em vários telejornais e programas na TV Tribuna.

Em meados de 2003, contratado então pela TV Record de São Paulo, inicialmente apresentou o programa esportivo Debate Bola e depois as reportagens e a apresentação do quadro Assim Não Dá dentro dos telejornais diários da programação, tendo ainda apresentado o programa vespertino Tudo a Ver. Paralelamente, entre 2004 e 2007, na Rádio Record AM comandou o programa matutino Fala Brasil e a apresentação do programa vespertino Show da Record. A partir de 2005, na TV Record, também passou a integrar a equipe de apresentadores do programa Hoje em Dia com matérias e apresentações externas e apresentou o matutino diário e regional São Paulo No Ar (SP No Ar) até setembro de 2010.

Como colunista, de 2005 a 2009 assinou, às quartas e domingos, a coluna Coração Santista no Jornal Expresso Popular, do Sistema A Tribuna de Comunicação da Baixada Santista. No início de outubro de 2010, foi contratado pela TV Bandeirantes, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, para apresentação do telejornal nacional “Primeiro Jornal”, todas as manhãs das 06h45 às 8 horas.

Além disso tudo, Faccioli é também Diretor da “Sensacional Produções”, desenvolvendo trabalhos e projetos voltados a eventos classistas, profissionais, empresariais, esportivos e sociais, além de palestras em universidades, empresas e instituições por todo o Brasil, tendo recebido diversos prêmios de renomadas entidades como reconhecimento de seu trabalho e profissionalismo.

Luciano Faccioli
Jornalista, radialista, apresentador e comunicador

OS 512 ANOS DE BRASIL EM PORTUGAL E PORTUGAL NO BRASIL…

Sim, é isso mesmo meus caros irmãos luso-brasileiros… Não estranhem minha afirmativa. Lembremo-nos das experiências de 2000 e 2009 com a França e de 2010/2011 com a Itália, agora teremos Portugal e na sequencia a Alemanha.

Porém, entre Brasil e Portugal, de forma única, podemos dizer que neste ano de 2012/2013 estamos comemorando os 512 anos de irmandade e fraternidade entre essas duas nações, entre esses dois maravilhosos povos. Com as demais nações do planeta, o Brasil assim não pode afirmar-se e mais, é importante sempre termos em mente que a independência do Brasil foi proclamada por um português.

Pois sim, meus queridos, sem dúvida e sem qualquer receio afirmo-lhes que neste ano, de Brasil em Portugal e Portugal no Brasil, estamos comemorando tantas e tantas belas emoções, sentimentos e razões que, na mais absoluta certeza, atestamos que brasileiros e portugueses sempre se fizeram presentes “cá e lá” em tudo e em todos esses longos anos.

Agora, “simplesmente” culmina-se tal verdade. E assim, sob a imutável ótica de tantos acontecimentos, considerando ainda os documentos, narrativas e protocolos pelo tempo, é que essa verdade expõe-se incontestável, permitam-me, através de seu maior testemunho, de seu maior personagem, ou melhor, de seu maior protagonista… O cidadão Luso-Brasileiro…

E, modernamente, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira espelha fielmente isso. Portanto, neste ano “tão especial” por motivos particulares para ambos os países, conclamo todos os setores representativos da sociedade para estarem presentes e participativos em todos os eventos, iniciativas e trabalhos desse ano de Brasil em Portugal e Portugal no Brasil, note-se ora e doravante.

Tal oportunidade é ímpar para todos nós, não permitamos passar ao léu, vamos manter sempre forte o nosso registro na história, pois o tempo urge e faz-se mister, mais uma vez, a presença de todos. Portanto, amados irmãos, é certo que podemos falar de uma história que o Brasil tem com cada povo da Terra, mas sabemos nós, orgulhosamente, que somente com Portugal é que podemos falar de toda uma vida…

Salve Brasil… Salve Portugal…

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo