“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Nascida em cinco de Junho de 1960, em São Paulo, filha de Valdemar Paterno e Ana Augusta de Carvalho, portugueses, naturais de Sarzedinho do Douro, Distrito de Viseu.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, viúva e mãe de dois filhos, Guilherme e Gustavo.

Descobriu seu amor por Portugal logo na infância, e, desde então, teve várias oportunidades de residir na pátria mãe.

Desde os 20 anos de idade, é correspondente no Jornal do Concelho de São João da Pesqueira, em Portugal, onde divulga os principais acontecimentos da comunidade portuguesa.

Por iniciativa de seu pai Valdemar Paterno e seu cunhado Rogério Andrade, co-produziu por 10 anos o programa Boa Noite Portugal, na Rádio Record e na Rádio Nove de Julho, onde pode promover o melhor da música portuguesa, desde o Fado até o Rock, além de notícias, desportos, gastronomia e turismo.

Nos anos de 1990 e 2000 participou ativamente do Conselho das Comunidades Portuguesas no Brasil, através do Movimento Jovem.

A partir de 2010, passou a fazer parte do quadro funcional do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, onde, atualmente é responsável pelo setor do Apoio Social e com grande satisfação desempenha essa função trabalhosa, mas tendo a certeza que a comunidade portuguesa merece o seu esforço e empenho.

Margarete de Carvalho Paterno
Consulado Geral de Portugal em São Paulo, responsável pelo setor de Apoio Social

Neste momento sublime da minha vida, resolvi escrever um texto em homenagem ao Conselho da Comunidade. Nestas linhas, procurei de uma forma romântica retratar a importância das relações Brasil/Portugal. Relações Brasil/Portugal que norteia e motiva o edificante trabalho do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo”.
Vamos ao texto que entre as linhas demonstra a grande importância do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira para que alguns de nossos sonhos se tornem realidade dentro de nossos corações.

Não são apenas dois países, no coração de todos nós pulsa um mesmo sentimento por dois povos irmãos amados.
Não temos apenas o mesmo idioma, falamos a mesma língua quando se trata da nossa história, do respeito aos nossos povos, dos nossos sonhos, das nossas conquistas.

Não são bandeiras diferentes no seu formato, são formatos parecidos de luta e esperança por dias melhores.
Não é apenas uma descoberta que nos uniu, o que nos une pra sempre são nossos descendentes que na terra ou no céu pedem para darmos pra sempre as nossas mãos.

Não é apenas a emoção do fado que se ouve com o coração e em silêncio, é também o samba que faz o coração bater mais forte. E todos esses sons nos inebriam.

Não é só utopia, é um lindo sonho, de vermos no mesmo time Pelé trocar passes com o Eusébio, o Neymar lançar a bola e o Cristiano Ronaldo fazer um belo golo; é Fernando Pessoa escrever com Vinicius de Moraes para traduzirem a vida em belas palavras; é um belo poema sentido, escrito a quatro mãos de Carlos Drumonnd de Andrade e Luís de Camões; é a canção que nos faz viajar nas vozes de Amália Rodrigues e Roberto Carlos.

Não é realidade, mas poderia ser verdade, que a beleza da Praia da Dona Ana em Algarve pudesse no final dos seus entornos se encontrar com as águas de Copacabana, a princesinha do mar.

Não é apenas sensação ou fruto da imaginação, quando se encontra o Brasil em Portugal e Portugal no Brasil, é uma constatação que a geografia não quis obedecer.

Não é apenas o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, são pessoas apaixonadas por dois países que lutam para difundir valores históricos e culturais que nos unem.

Não é Brasil e Portugal, Portugal ou Brasil, as histórias se misturam, se confundem e se fortalecem até nas bênçãos das Nossas Senhoras, Fátima e Aparecida e nos tornam um só país.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo