“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Natural de Castro Daire – Distrito de Viseu – veio para o Brasil com os pais aos dois anos de idade. Paralelo aos estudos, começou a trabalhar aos 16 anos em uma agência de Turismo voltada para a Comunidade Portuguesa, onde permaneceu por 14 anos.

Casou-se com Ernesto Lemos, é mãe de duas filhas: Ana Flávia Mendes Lemos e Ana Cristina Lemos Ferreira.

Participou do primeiro Grupo Folclórico de danças Portuguesas de São Paulo, Grupo Folclórico “Carvalho Araujo” e também Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, onde cuidou do seu acervo por 17 anos.

Atualmente exerce o cargo de Secretária Executiva da Casa de Portugal de São Paulo desde abril de 1.999 até o dia de hoje.

Maria Conceição Mendes de Lemos
Secretária executiva da Casa de Portugal

Ao desembarcar no Brasil com meus pais aos dois anos de idade, mal podia em tão tenra idade me perguntar: – o que o destino nos reservaria num cenário em tudo mítico de uma criança que mal andava, quanto mais querer saber… – a vida era pura fantasia, como deve ser!

No seio da família, regada a saudade dos meus pais, fui crescendo com um sentimento misto de que ora estava no Brasil dos nossos sonhos, ora com um pé ainda em Portugal. – Acho que este é um sentimento comum entre nós!

Quando ouvimos pela primeira vez com lágrimas nos olhos o “Fado Tropical” do escritor Chico Buarque de Hollanda, ficamos com a sensação de que aquela canção tinha sido feita para nós. – Sabemos bem o que significa: “ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal… – ainda vai tornar-se um imenso Portugal”!

Acreditamos que somos testemunhas privilegiadas deste lindo fado!

Esse mesmo pensamento me faz admirar o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira através de seu Presidente Antonio de Almeida e Silva e a sua diretoria, que tão bem praticam a união e o congraçamento entre todas as associações portuguesas de São Paulo e o bom relacionamento junto às autoridades brasileiras, zelando sempre pelo bem comum entre todas das relações Brasil e Portugal.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo