“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Ramiro Alves da Rocha Cruz nasceu em 1947, em Penafiel, Portugal. Casado, tem três filhos, dos quais dois já realizaram matrimônio e possuem descendentes, totalizando três netos.

No Brasil
Aportou em Salvador, Bahia, em 1959. Depois deslocou-se para o Rio de Janeiro em 1961 e por fim, em 1965, se instalou em São Paulo, onde reside até hoje.

Escolaridade
Cursou o Ensino Fundamental I em Marecos, Penafiel, finalizando-o em 1958.
Retornou para a vida acadêmica só depois de ter-se estabelecido no Brasil, em 1984, quando realizou o curso de madureza do 1º e 2º anos do Ensino Médio ministrado pela fundação Padre Anchieta e, concomitantemente, o supletivo oferecido pela Educabrás.
Em seguida, em 1985, ingressou no curso de Direito da FMU, finalizando em 1989 e completando-o com a entrada para a Ordem dos Advogados, em 1990.
Logo depois, em 1991, iniciou a graduação de Administração de Empresas na universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atividades comerciais
Após ter adquirido experiências em diversos ramos, indo de taxista a cozinheiro de bares e pequenos restaurantes, hoje, Ramiro Cruz, preside a TKTCronocargo ltda., empresa de transportes e logística que neste ano completa 40 anos de existência; o posto de gasolina Sinhá Moça (20 anos); e, por fim, a importadora Caves Santa Cruz, especializada na importação e comercialização de vinhos de diversos lugares do mundo, que, iniciada há um ano e meio, veio para realizar um sonho antigo de seu fundador.

Atividades Sociais
Membro do Lions Clube Campos Elíseos e vice-presidente internacional do Elos Clube.

Ramiro Alves da Rocha Cruz
Empresário, advogado e administrador de empresas

É indubitável a grande importância da manutenção de uma boa e estreita relação entre Portugal e Brasil, tanto a nível social e político quanto a nível comercial. Trata-se da velha história da “união faz a força”, na qual, neste caso, países ligados por bons anos de história e mais que isso, ligados pela língua, uma das mais importantes identidades culturais, devem deixar divergências de lado e apostar na obtenção de bons frutos a partir de um trabalho em conjunto, em que Portugal compartilha sua rica herança, própria de um país do velho mundo e o Brasil, seu grande potencial econômico e suas expectativas futuras.

Essa relação só pode surgir e se fortalecer através da comunidade, de seus membros e superiores, em fim, de pessoas! Ou seja, o primeiro passo é enriquecer nossos laços sociais, só assim poderemos apostar em melhores relações políticas e consequentemente comerciais.

Um bom exemplo disso é a comunidade judaica. Coesa, forte e mantenedora de sua cultura, costumes e tradições é uma fonte de inspiração para os demais grupos. Se valem e se norteiam por importantes nomes e mais que isso, verdadeiros exemplos de humanidade. E por falar em hebraicos, por que não aprender e se guiar por portugueses que mostram para o mundo como é viver em comunidade como Aristides de Souza Mendes, responsável por salvar do holocausto cerca de 30 mil judeus. Uma comunidade coesa é capaz de conquistar mais coisas, como maior expressividade política e, maior expressividade política gera maiores benefícios à própria comunidade, social e, principalmente, comercialmente falando. É um ciclo, uma cadeia que pode se auto-sustentar de maneira saudável. Se analisarmos a participação lusa nas quatro casas governamentais vemos sua baixa presença se comparada a outras nacionalidades, levando em conta a proporção do tamanho de cada comunidade. Vale a reflexão!

Tomando direção para o âmbito comercial, há cerca de três anos atrás, pude participar de uma reunião promovida pelo Consulado de Portugal em São Paulo para a apresentação de seu novo Cônsul, Dr. Paulo Lourenço. Uma reunião muito bem ministrada, com conteúdo relevante e objetividade e saí de lá decidido a realizar um sonho de 30 anos, a abertura da importadora para comercialização de produtos internacionais, com ênfase nos portugueses. Um singelo ato se comparado às proporções continentais da que se tratou a crise econômica de 2008, por conta da qual Portugal sofreu devastadoras consequências. Mas uma iniciativa de ajuda, uma pequena contribuição ao país irmão. O que quero dizer é que são ações positivas como aquela reunião que impulsionam o progresso e estimulam o crescimento e, ao falar disso, parabenizo as novas autoridades do governo jovem português pelo estímulo aos seus atores principais (órgãos muito bem estruturados) a saírem do comodismo e apoiar essas iniciativas de muitos imigrantes que residem no Brasil.

Precisa-se de independência financeira e creio que a continuidade dessas ações, bem como investimentos em formação e capacidade humana e de produtos portugueses de alta qualidade e tecnologia são um caminho para tal, o caminho das exportações. Além disso, vejo que simplificar nossa estrutura organizacional, diminuindo o número de entidades independentes, daria mais fluidez e padronização aos trabalhos realizados pela comunidade. Como membro nato do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, vislumbro em nosso presidente, Dr. Antônio de Almeida e Silva, total capacidade e excelente articulação para apoiar esse direcionamento. Estamos bem representados!

Por fim, acho importante dar destaque as iniciativas de associações como a ViniPortugal, que, sem fins lucrativos, tem como objetivo promover a excelência dos vinhos portugueses pelo mundo. Ao incentivar e apoiar o relacionamento de importadores e produtores e realizar eventos e reuniões de marketing e comunicação tem conquistado grandes resultados em diversos países consumidores dos vinhos portugueses. Assim como eles, devemos nos orgulhar, aprender e passar a diante os 800 anos de história de nosso povo.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo