“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Professor e músico profissional, Ricardo araújo é diretor da Escola Aliança com a Música. Começou seus estudos de piano aos quatro anos de idade. Teve sua formação com a guitarra portuguesa na Academia do grande mestre Maestro Manuel Marques onde teve o título de melhor aluno desde a sua fundação.
Formado em teoria e harmonia pelo conservatório do Tucuruvi. Tem atuado em diversos locais em São Paulo, acompanhando grandes nomes da música portuguesa no Brasil.
Foi o 1º colocado em guitarra portuguesa no Festival de viola caipira 2004 – Bom Jesus dos Perdões e também o 1º colocado no Festival talentos pela paz – 2005. Foi entrevistado pela revista Couver Guitarra na edição de abril de 2004.
Participou da direção musical da peça de teatro A cigarra e a formiga onde alcançou um público de cerca de 88 mil pessoas. Gravou o projeto Cancioneiros da imigração, CD que foi lançado em nove países. Gravou um projeto em vídeo da TV Cultura, Sons de São Paulo e também participou num especial acerca de Fernando Pessoa na TV cultura.
Na sua Escola de Música encontram-se matriculados mais de 400 alunos e já gravou um CD instrumental de guitarra portuguesa.
Leciona guitarra portuguesa através de vídeo, com alunos na Austrália, Canadá, Portugal, França, Alemanha, Finlândia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Espírito Santo. Ficou conhecido internacionalmente através de vídeos caseiros colados na internet e atualmente prepara um livro didático de Guitarra Portuguesa.
Atualmente vem fazendo trabalhos junto com o cantor internacional Roberto Leal com shows na Venezuela, Belém do Para, Rio de Janeiro e São Paulo.
Foi convidado para fazer um Master Class de Guitarra Portuguesa na Faculdade de Música e arte de Moscou, onde também realizou um Concerto no Moscow Internacional House of Music ao lado de um dos melhores quartetos do mundo (Quarteto SKAZ). Nesta digressão atuou em Portugal em três de Maio.
É patrocinado pela empresa Black Bug captadores.
Acompanhou nomes da música Portuguesa como Rosa Madeira e Maria João Quadros no Mato Grosso e Brasília.

Ricardo Araújo
Guitarrista

Todo histórico da relação entre Brasil e Portugal durante os séculos resultou na personalidade de dois povos com milhões e milhões de vidas que estão entrelaçadas por este dois países. Viajar pelo Brasil é como receber o troféu das conquistas Portuguesas. Como brasileiro contemplo profundas heranças portuguesas na cultura Brasileira. A relação harmoniosa entre estes dois povos sobreviveu ao tempo e hoje temos os portugueses como a população mais significativa do Brasil. Sinto-me feliz e honrado em olhar para as minhas raízes e por fazer parte desta história tão bonita e repleta de respeito mútuo.

É motivo de muita alegria também observar o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo por seu presidente e amigo Antonio Almeida e Silva fazer um trabalho tão significativo para difusão dos valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal. O que vejo em suas ações é a preocupação em preservar e promover as raízes portuguesas na comunidade. Ao conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo. Muito obrigado por todo apoio e carinho.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo