“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Turismólogo especialista em gestão de destinos turísticos sustentáveis pela Universidad de la Cooperación Internacional da Costa Rica e gestor em economia criativa pela Fundação Barcelona Media. Atua há 20 anos na área e em diversos projetos no Brasil, Chile, Bolívia e Itália.

Foi gestor pela Abeta (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura) do Programa Aventura Segura, pioneiro na qualificação e certificação do Turismo de Aventura no Brasil. Atualmente é representante no país do Instituto de Turismo Sustentável para América Latina e o Caribe e Associated Partner do Instituto Copenhagen de Estudos do Futuro para os temas turismo e sustentabilidade. Foi interlocutor e Gestor de Turismo do Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira.

Também foi Secretário de Turismo e Cultura do município paulista de Monteiro Lobato (2016/2017). É turismólogo pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Gestão de Mercado Turístico (ECA/USP) e em Gestão de Destinos. Agora, coordenador de Turismo do Estado de São Paulo.

Rodrigo Ramos dos Santos
Turismólogo e gestor em Economia Criativa

“Portugal e Brasil além de países irmãos, têm na atividade turística uma importante fonte de renda e emprego. Como luso-descendente que sou, de família de São Pedro de Rio Seco, uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, vejo com entusiasmo e alegria o belo trabalho que está sendo feito em Portugal, hoje um dos principais destinos turísticos do mundo. Hoje na Coordenação da Secretaria de Turismo do Estado de SP me espelho nesse trabalho, e com uma bagagem de 20 anos atuando pelo turismo, quero contribuir para transformar nosso Estado num destino forte e reconhecido.

Para tanto, penso em estreitar nossos vínculos, promovendo a troca de boas práticas, fortalecendo assim ainda mais nossos laços, já que São Paulo é o Estado com a maior comunidade lusa fora de Portugal. E aproveito a oportunidade para parabenizar as ações do Conselho da Comunidade Luso- Brasileira do Estado de São Paulo, sempre atento ao fortalecimento dessas duas grandes nações.”

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo