“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

O professor e doutor Sérgio de Azevedo Redó é brasileiro, casado, advogado (OAB/SP 70.698), jornalista (MTB_SP 073957) e administrador de empresas (CRA 55.302). É Consultor jurídico na área de planejamento estratégico, com especialização em administração de conflitos. É escritor, professor Universitário e conferencista.
Atualmente preside a Associação Paulista de Imprensa “Casa do Jornalista” fundada em 1° de maio de 1933. É vice-presidente da ACRIMESP – Associação dos Criminalistas do Estado de São Paulo.
Já presidiu a comissão de estudos da lei de imprensa da OAB/SP (2004 a 2009)
Exerce o cargo de diretor superintendente da GSR Consultoria, Planejamento, Administração & Marketing Empresarial Ltda. Exerceu o cargo de Professor Universitário na cadeira de Direito Empresarial (Instituições do Direito Público e Privado) Uni – FMU (93 a 97). Foi Coordenador da 2ª Secretaria da mesa diretora da Câmera Municipal de São Paulo (2005).
Exerceu o cargo de Presidente da Fundação Clóvis Bevilácqua, cujo principal objetivo é fomentar o aperfeiçoamento do processo na elaboração das leis do Poder Legislativo Brasileiro.
Foi consultor da Chancelaria e da Reitoria da Universidade Guarulhos, (Associação Paulista de Educação e Cultura – APEC) – (95/96) e do Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de São Paulo – SIEEESP (86/91 a 92). Presidiu o Conselho de Administração da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo S/A (93/95) Atual SP Turis e foi coordenador de turismo do Estado de São Paulo da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo do Governo do Estado de São Paulo (93).
Exerceu o cargo de Consultor Especial do Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (97) – Prof. Dr. Luiz Antônio Guimarães Marrey. Também foi Consultor Técnico da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (97), na gestão do diretor geral Prof. Dr. Marino Pazzaglini Filho. Ocupou o cargo de vice-presidente da ABRACCEF -Associação Brasileira dos Centros de Convenções Eventos e Feiras (93/95). Foi membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo (95/ 98).
Foi assessor parlamentar do presidente da Câmara Federal do Congresso Nacional (83/84), no mandato do deputado federal Flávio Marcílio – PDS (CE).
Exerceu o cargo de diretor edxecutivo do Sistema Metropolitana de Rádio e Televisão, no Estado de São Paulo, (85/91) composto por 17 emissoras de radio e oito canais de televisão em UHF, cuja FM Metropolitana 98.5 Mgtz da cidade de São Paulo está entre as três primeiras colocadas pelo Ibope há mais de cinco anos.
Já representou a cidade de São Paulo, liderando delegações governamentais em vários Estados brasileiros e missões internacionais nos seguintes Países: Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos da América do Norte, Espanha, Itália (93 a 95).
Participa como comentarista e consultor em vários programas de rádio na cidade de São Paulo: Rádio Record AM 1000 Kgtz no programa Kaka Siqueira; Rádio Trianon AM 740 Kgtz no programa “Gente que Fala” do jornalista Fausto Camunha e na Rádio Tupi-AM 1040 Kgtz em programas de entrevistas.
Escreve para 43 jornais da capital e 10 no interior de São Paulo, bem como para as revistas “ELITE” “BRASILTURIS”, “EXPRESSÃO REGIONAL” além da revista PREFEITOS E VICE-PREFEITOS E “SEGMENTO” que abrange Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos, Serra Gaúcha e Litoral do Rio Grande do Sul. Participa em programas na mídia (TV Record, Rede TV, TV Aberta) (Net canal 9 e TVA canal 72 e 99) e All TV pela Internet.
É advogado militante desde 1982 atuando em lides forenses nas esferas estadual e federal, com trabalho desenvolvido em 1º e 2º Instância no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Curitiba, bem como em 3º Instância Superior Tribunal de Justiça – STJ e Supremo Tribunal Federal – STF, através de peças recursais e sustentação oral. Tem atuação no direito eleitoral através da defesa de Agentes Públicos (Governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais e vereadores no Estado de São Paulo).
Atua também na área dos Direitos Difusos – código de defesa do consumidor, estatuto da Criança e do Adolescente, estatuto do idoso, código ambiental, legislação urbana e ocupação do solo, especialmente o estatuto da cidade, além do moderno sistema de conciliação e arbitragem.
Recebeu mais de 79 condecorações entre diplomas, títulos de honrarias e distinções outorgadas por entidades nacionais e internacionais em razão do seu trabalho e atuação nas áreas, jurídica, empresarial, social, cultural e governamental no Brasil e no exterior.
Carrega consigo uma máxima, inspirada no estadista francês Napoleão Bonaparte: “O êxito nasce de duas virtudes: Audácia e Paciência. Audácia para vencer os obstáculos. Paciência para vencer as injustiças”.

Sérgio de Azevedo Redó
Advogado, jornalista, administrador de empresas, professor universitário, escritor e presidente da Associação Paulista de Imprensa e presidente da Comissão de Estudos da Imprensa da OAB-SP.

PORTUGAL E BRASIL, UNIÃO SECULAR DE PAÍSES RICOS EM HUMANIDADE.
Falar sobre a cultural luso brasileira é por demais enriquecedor. Pedro Álvares Cabral, José de Anchieta, Pero Vaz de Caminha, Luiz de Camões, Castro Alves, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Dom Pedro I, Dom João VI, José Bonifácio de Andrade e Silva “O Patriarca da Independência”, Marechal Deodoro da Fonseca. Enfim, os lusos brasileiros obstinados, homens públicos que constituíram ao longo de suas vidas, valores inimagináveis em sua concepção de alto valor humanitário.

Cada um desses ícones da nossa historia ao seu tempo ajudaram a resgatar valores da sociedade que até os dias de hoje repercutem em nossas vidas. Poderíamos lembrar que dos vultos históricos aqui lançados, temos uma plêiade de insignes realizadores; a obstinação na navegação, o dom da benção de pacificador, a sábia virtude de escritor, sensibilidade de criador, o talento nato de poeta, a genialidade na literatura, monarcas estadistas, sábio conselheiro e articulador político dos mais notáveis.

Construímos há mais de 500 anos dois países que se admiram com fé, devoção e muito trabalho com amor e gratidão nutrido entre os povos brasileiros e portugueses, que neste momento de grandes dificuldades enfrentadas pelos nossos irmãos lusos em virtude do alto grau de desemprego, baixo desempenho das atividades econômicas e falta de perspectivas nos investimentos para gerar desenvolvimento, são hoje os graves problemas enfrentados pelo governo português que já recorreram ao FMI em busca de mais de 90 Bilhões de euros para saírem desta forte crise vivida na comunidade Europeia.

Cada um de nós, diante deste desafio dos nossos irmãos lusos, precisamos ajudar e lutarmos com todas as nossas armas para derrotarmos esses males que hoje afetam todo o território Português. Fundamental lembrarmos que os nossos irmãos lusos, muito nos ajudaram e contribuíram para que hoje chegássemos na condição de 7º maior economia do mundo. Aprendemos em tenra idade que foram os portugueses que descobriram o Brasil, para juntos soerguemos uma sólida e próspera nação.

Portugal, que já dominou o mundo, através de mares e com sua realeza, hoje pertence a mais rica das sociedades globalizadas, a união da Comunidade Europeia. Podemos dizer, com total serenidade, que formamos um núcleo de países que possuem amor pela vida, que somos ricos em solidariedade e humanidade, o que nos faz mais fortes, para vencermos as enormes diferenças que precisamos combater, objetivando alcançar cada vez mais nossos verdadeiros ideais luso-brasileiros, raiz do nosso passado.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo