“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Tiago Guedes Tavares, 37 anos, jornalista e turismólogo. Há mais de uma década assessor no Costa da Mata Atlântica Convention & Visitors Bureau. Comunicador e entusiasta do litoral paulista. No início da carreira assessor de imprensa na Secretaria de Cultura de Santos, produtor na Santa Cecília TV e Diretor de comunicação na Liga das escolas de samba de Santos.
Cidadão português, casado com Giovana Schmitz Teixeira Guedes e papai do Renan Teixeira Guedes que em 2018 faz quatro anos e já está tirando sua cidadania portuguesa.

Tiago Guedes Tavares
Jornalista e turismólogo

Somos da cidade paulista de Santos, a principal porta de entrada das nossas famílias portuguesas no Brasil, isso nos enche de orgulho e nos faz sentir mais partícipes da história luso-brasileira. O que muitos lugares contam sobre a história da chegada dos portugueses aqui, nós vivenciamos, nossos antepassados vivenciaram, e ainda hoje podemos ver in loco os locais onde foi escrita essa página das nossas vidas.

A colônia portuguesa em Santos é composta por ilustres, grandes nomes criados nessa ilha (sim, para quem não sabe Santos é uma ilha) que honram a Pátria Mãe, e que me deixa orgulhoso por fazer parte e ao mesmo tempo com a grande responsabilidade de levar adiante essa linhagem de sucesso na Terra de Braz Cubas, fundador da Vila de Santos. São tantos nomes que seria injusto esquecer alguém, afinal daqui partiram os grandes que instituíram nosso País.

Cabe a nós também manter viva a chama de Portugal nas próximas gerações, nossos pequenos e os pequenos que eles terão. Nada como levar os nossos filhos em um domingo ensolarado para assistir um jogo da nossa querida Portuguesa Santista, ou degustar a gastronomia lusitana tão viva nos restaurantes da cidade ouvindo um fado dos tantos grupos santistas e apreciar a arte das bordadeiras provenientes da Ilha da madeira instaladas nos morros da cidade. Nosso bolinho de bacalhau é o mais gostoso em terras brasileiras, me desculpem nossos irmãos Brasil afora. Na verdade o espaço não seria suficiente a menos fosse aqui um livro para pontuar tantas peculiaridades, então fica o convite: venham visitar Santos e vivenciar a história.

Como um divulgador das potencialidades do litoral de São Paulo, por força e prazer da minha profissão, tenho mais este papel em levantar a bandeira lusitana como atrativo turístico deste destino.

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo tem papel fundamental nesse elo com nossa descendência e mais relevante ainda na manutenção dos nossos herdeiros. Uma entidade que é o coração de duas nações batendo em um corpo só. Mesmo nos dias atribulados e corridos atuais temos no Conselho um porto seguro para as causas congregadas da nossa colônia. Defender e participar ativamente das atividades do Conselho é nossa parte nessa pulsante engrenagem.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo