“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Leontina Pereira da Fonseca, mas conhecida como Tina, nascida, em Laundos, Portugal, mudou-se para o Brasil aos 6 anos de idade. Hoje casada com Fernando (também nascido em Portugal), com três filhos, já é quase uma brasileira, sendo uma empreendedora que dirige sua loja Tina Fashion.

Tina (nascida Fonseca) Fashion, há 26 anos no mercado da moda em São Paulo, veste personalidades que acompanham as tendências do mundo fashion usando peças de acordo com seu estilo de vida.

Segundo a empresária Tina “o importante é evidenciar a beleza e a elegância feminina, buscando nas tendências de cada estação o estilo de vida de cada uma sem esquecer a leveza dos tecidos e o conforto que elas precisam”, com a experiência de atender vários tipos de personalidades, que desejam ser descoladas sem deixar de ser sofisticadas no seu dia a dia.

Tina Pereira da Fonseca
Empresária

Portugal, dentre as nações europeias, é a que teve maior influência na formação do povo brasileiro. Nossa língua, costumes, alimentação nos conectam diretamente ao povo português. Na minha experiência, vejo muitas características do povo português enraizados na cultura brasileira, ainda que a percepção geral não veja isso tão claramente. Quem não conhece um amigo que viajou para a Europa e se sentiu em casa quando passou por Portugal ou que comeu maravilhosamente bem lá? Sendo uma imigrante portuguesa que vive a sua vida no Brasil e convive com uma variedade muito grande de pessoas, já recebi esse relato muitas vezes de pessoas que não tem nenhuma descendência portuguesa.

O preconceito para com os portugueses ainda existe, mas penso que com a globalização, ele é muito menor hoje. Com a tecnologia, as distâncias diminuíram e o conhecimento de outras culturas se propagou, o que contribuiu para uma aproximação entre os dois povos. Portugal, assim como toda a Europa, passa por um momento difícil e muitos portugueses hoje estão se mudando para o Brasil em busca de oportunidades e o Conselho Luso-Brasileiro tem um papel fundamental nessa hora.

Mais uma vez o movimento imigratório se inverteu, no começo do século XX tivemos uma imigração de portugueses para o Brasil em função das guerras, já no final do século XX, foram os brasileiros que foram “tentar a vida” em Portugal, devido aos problemas econômicos brasileiros. Isso mostra o quanto estamos ligados e prontos para nos ajudarmos. Somos nações irmãs, e irmãos podem até se desentender , mas se amam para sempre.

Ressalto a importância da relação amistosa entre Brasil e Portugal para todos os imigrantes que prosperaram no Brasil.
Caso o Brasil não fosse um país tão receptivo, nem eu, nem a maioria dos imigrantes, teriam chance de prosperar nos seus negócios, partindo praticamente do zero. Ela também destaca o importante papel do Conselho na difusão dos valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal, representando e engrandecendo a comunidade luso-brasileira. O Conselho nos faz lembrar sempre da importância de passarmos aos nosso filhos e amigos, o orgulho de ser português

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo