“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Izaura Nunes Martins, conhecida como Vera Nunes, residente no município paulista de Campinas, é filha de José Francisco Henriques, natural de Trás-os-Montes e de Anna D’Assumpção Nunes, de Distrito de Nelas. Sua carreira de atriz teve início em 1945 na Rádio Teatro da Mocidade e na Rádio do Ministério de Educação e Cultura. Trabalhou em outras emissoras de Rádio, como a Mayrinque Veiga (RJ), Tupy (RJ), Tupy (SP), Nacional (SP), em Rádio Teatro e séries de assuntos teatrais e culturais. Desde então suas atividades se estenderam para o cinema, teatro e televisão.

CINEMA:

Rio de Janeiro (RJ)
BEIJOS ROUBADOS – 1947 (direção Leo Marten e Ademar Gonzaga)
– Cinédia /musical
PINGUINHO DE GENTE (dir. de Gilda de Abreu)
-Cinédia / drama
NÃO ME DIGA ADEUS (dir. Luiz Moglia Bahr)
– Co-produção Brasil/Argentina
UMA LUZ NA ESTRADA (dir. Alberto Bicralisi)
– produção independente / drama
FALTA ALGUÉM NO MANICÔMIO (dir. José Carlos Burle)
– Atlântica / comédia
TAMBÉM SOMOS IRMÃOS (dir. José Carlos Burle)
– Atlântica / drama
GAROTA MINEIRA (dir. Samoiloff)
– Produção Independente/ comédia
São Paulo (SP)
SUZANA E O PRESIDENTE – (dir. Ruggero Jaccobi / prod.Mário Civelli)
– Cinematográfica Maristela / comédia
PRESENÇA DE ANITA – (dir. Ruggero Jaccobi)
– Cinematográfica Maristela/ drama
ARMAS DA VINGANÇA (dir.Carlos Coimbra / prod. Alberto Severi)
– Drama
CUSTA POUCO A FELICIDADE ( dir. Geraldo Vietri)
– Prod. Independente / comédia
DORINHA NO SOÇAITE (dir. Geraldo Vietri)
– Comédia
A QUARTA PARADA (alunos de Cinema da Faculdade Metodista de São Bernardo)
– Curta metragem / menção honrosa para interpretação
TAL PAI, TAL FILHO (dir. Rodrigo Feldman) com alunos da FAAP
-Curta metragem / atuação com o ator e marido Altamiro Martins
AUTOFAGIA (dir. Mário Vaz Filho)
-Curta metragem / menção honrosa para interpretação
TEATRO:

Como atriz, são mais de 30 peças encenadas em São Paulo e pelo Interior do Estado com sua própria companhia.

COMO OS MARIDOS ENGANAM
– Aimeé- 1949
UM DEUS DORMIU LÁ EM CASA (G.Figueiredo / dir. Silveira Sampaio)
-Teatro Copacabana/ Cia. Fernando de Barros
D. JUAN (G.Figueiredo / dir.Ziembinski)
-Teatro Copacabana/ Cia. Fernando de Barros
AMANHÃ SE NÃO CHOVER (H. Pongetti / dir.Ziembinski)
-Teatro Copacabana/ Cia. Fernando de Barros
HELENA FECHOU A PORTA (H. Pongetti / dir. Silveira Sampaio)
-Teatro Copacabana/ Cia. Fernando de Barros
FUGIR, CASAR OU MORRER (R. Magalhães Jr. / dir. Armando Couto)
– Teatro Cultura Artística / SP
PEDRO MACACO (aut. e dir. Armando Couto)
– Infantil – Teatro Cultura Artística / SP
ARLEQUIM SERVIDOR DE 2 AMOS (Goldoni – dir.Ruggero Jaccobi)
– Teatro Cultura Artística / SP
PROFESSOR DE BOTÂNICA (Machado de Assis – dir.Ruggero Jaccobi)
– Teatro Municipal do Rio de Janeiro
PANCADA DE AMOR (Noel Coward – dir. Carla Civelli)
-Cia. Teatral
PARA SERVÍ-LA, MADAME (Jean Kolbi, dir. Ruggero Jaccobi)
-Cia. Teatral
PEDACINHO DE GENTE (Dario Nicodemi – dir. Ruggero Jaccobi)
-Cia. Teatral
A GRANDE ESTRADA (aut. e dir. Jean Jacques Bernard)
-Cia. Teatral
PRECISA-SE DE UM FILHO (Roger Mac Dougal)
-Cia. Teatral – com Procópio Ferreira
IMPERADOR GALANTE (Raimundo Magalhães Jr.)
– com Dulcina e Odilon
TEMPESTADE DE VERÃO (Clo Prado dir. Carla Civelli)
-Cia. Teatral
TRIÂNGULO ESCALENO (participação e dir. Silveira Sampaio)
UMA CAMA PARA TRÊS (Claude Magnier)
– com Sérgio Cardoso e Carlos Zara
LEITO NUPCIAL (Jean de Hartog)
-Cia. Teatral – com Jaime Barcelos
UMA CERTA CABANA
-Cia. Teatral
CONHEÇA SEU HOMEM (H.Pongetti)
-Cia. Teatral
Casou-se com Altamiro Martins em 1961 e foram fazer temporada teatral em Portugal e na Ilha da Madeira, percorrendo mais de três mil quilômetros pelas províncias portuguesas. Fizeram, também, vários programas de TV. Ao voltar, atuou em:

A CEGONHA SE DIVERTE
– Teatro Cultura Artística (SP) – com Graça Mello
O SONHO AMERICANO – (Edward Albee)
-Teatro Alberto D’Aversa – Cia. Independente
O OVO
– Teatro Aliança Francesa
OS MISTÉRIOS DO AMOR (Eduardo Borsato)
– Musical –
A COMPADECIDA (Ariano Suassuna)
– Teatro Ruth Escobar
O GENRO QUE ERA NORA (Aurimar Rocha)
– Teatro Ruth Escobar
O LABIRINTO (Agatha Christie)
-Teatro Markanti – 1978
O BENGALÃO DO FINADO (O Poder das Massas) – (Armando Gonzaga)
-Teatro Alfredo Mesquita – 1980
MADAME CAVIAR (Walcyr Carrasco)
– Teatro Edgar Soares – 1990
NO MELHOR DA FESTA – (Analy Álvarez e Eugênia Di Domenico)
– Teatro Alternativo – 1994
SETE VIDAS (Paulo Goulart) –
– Várias cidades do Interior e Capitais (mais de 30 municípios)- em 1998
TETO DE LONA (José Carlos Barbosa)
– Teatro Pirandelo – 1999
HOMENS DE PAPEL (Plínio Marcos)
– Teatro Ruth Escobar e cidades próximas – 2002
TELEVISÃO:
Inaugurou o canal 5 em São Paulo, sob a direção de Ruggero Jaccobi, com a novela pioneira da TV, HELENA, de Machado de Assis, em apenas 10 capítulos. Atuou em todas as emissoras de TV de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de outros canais de televisão de Belo Horizonte e de Curitiba (ao vivo).

O CASAL MAIS FELIZ DO MUNDO (com Walmor Chagas).
– Seriado semanal, Tv Record
AVENTURAS DE SUZANA
– Seriado de grande sucesso, na ápoca, transmitido pela TV Record e, mais tarde, pela TV Tupy.
Atuou nos TELE TEATROS da Tupy e comandou programas femininos na Excelcior. Ainda, nesta emissora, participou com destaque nas novelas:
O PINTOR E A FLORISTA (dir. W. Morais)
MINAS DE PRATA (Ivany Ribeiro – dir. Walter Avancini)
OS FANTOCHES – (Ivany Ribeiro – dir. Walter Avancini)
OS ESTRANHOS – (Ivany Ribeiro – dir. Walter Avancini)
DEZ VIDAS – (Ivany Ribeiro – dir. Carlos Zara)
Em outras emissoras de TV:
MEU PÉ DE LARANJA LIMA (Tupy)
UM DIA O AMOR (Tupy – Teixeira Filho dir. David Grimberg)
CARA A CARA (TV Bandeirantes – Vicente Sesso – 1979)
JOGO DO AMOR (TVS – Antonino Seabra – 1985)
AVENIDA PAULISTA – Especial- TV Globo dir. Walter Avancini)
Trabalhou em vários especiais, além de produzir e dirigir alguns programas de TV e peças de teatro de autores nacionais e estrangeiros para grupos profissionais e amadores. Participação da quatro capítulos da série PALAVRA VIVA, sob a direção de José Carlos Barbosa.

CURSOS:

Curso livre de interpretação com Eugênio Kusnet baseado no conhecimento do método de Stanislawsky.
Balé, Piano, Violão, Canto, Dicção, Expressão Vocal, Expressão Corporal com Yolanda Amadei, Artes Plásticas, Yoga e Taichi Chuan com o professor Éder. Como esporte, pratica Tênis. Para aprimorar seu trabalho, fez oficinas de:
MÍMICA com Ricardo Bandeira – Teatro de Arena de São Paulo
OFICINA DE MÍMICA E CLOWN com Fernando Vieira – Oficina Cultural Oswald de Andrade
OFICINA DE TREINAMENTO DE CIRCO com Rodrigo Matheus – Oficina Cultural Mazzaropi
OFICINA “O CORPO DO ATOR” – TÉCNICA DO MOVIMENTO CONSCIENTE com Reiner Vianna – Centro Cultural São Paulo
OFICINA DE LIAN GONG- Vicência oferecida pelo SESC SP
DEMAIS ATIVIDADES:

Dirigiu o Grupo de Teatro do Clube Paineiras do Morumby durante oito anos, de 1977 a 1985, dirigindo peças infantis, adultas nacionais e estrangeiras.
Dirigiu em São José dos Campos, o Grupo Joscense de Teatro, desde a sua fundação, am agosto de 1989, durante um ano e meio, contando com 15 participantes. Apresentaram em novembro do mesmo ano, o espetáculo, TEATRO ATRAVÉS DOS TEMPOS E MODOS, uma coletânea de autores clássicos e nacionais. Em 1990 apresentaram a peça infantil O RAPTO DAS CEBOLINHAS, na periferia de São José dos Campos, visando levar o teatro às escolas, para crianças carentes.
Escreveu duas peças teatrais, resultado do Curso de Dramaturgia do Teatro de Arena, ministrado por Chico de Assis: O VELÓRIO e O BATIZADO.
Desde 1990, leciona Expressão Corporal, Interpretação e Análise de Texto no Colégio William Shakespeare – Instituto de Ensino Emílio Fontana.
DE 1995 a 1998 fez parte da Diretoria Executiva do SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo) e é coordenadora, nesta entidade, de Artes Cênicas. É, também, representante do SATED na Secretaria de Estado da Cultura junto à Comissão de Teatro e do Conselho da Secretaria Municipal da Cultura desde 1996.
Jurada no Festival de Teatro Amador na cidade de Jales – 1995.
Jurada do FEPAMA no Teatro Alceu Amoroso Lima – 1996.
Jurada do Mapa Cultural Paulista, em Taboão da Serra, em 1997.
Jurada do Festival de Teatro Amador de Botucatu em 1998.
Jurada do Mapa Cultural Paulista, em Ourinhos, em 1999.
Jurada do Mapa Cultural Paulista, em Itápolis, em 2000.
Jurada do FEPAMA em São Paulo e Mapa Cultural Paulista de 1995 a 2002.
Aulas de Interpretação na Escola de Teatro William Shakespeare.
Aulas de Teatro (voz, corpo, análise de texto e interpretação) em dois espaços culturais de São Paulo.
Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos Teatrais dos Editais para ocupação dos teatros do município de São Paulo, desde 1998.
Membro do Coral do Clube Paineiras do Morumby sob a regência dos maestros professores Paulo Moura e Roberto Ansai.
Lançamento do livro biográfico no espaço Cultural do Shopping Frei Caneca, em setembro de 2008: VERA NUNES – RARO TALENTO, de autoria da jornalista Eliana Pace, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, coleção Aplauso, série Perfil.
ATIVIDADES ATUAIS:

Aulas de práticas corporais baseadas no princípio da ioga para os alunos da 3ª Idade da Paróquia Bom Jesus dos Passos, na Capital paulista, desde 2003 até o presente.

Vera Nunes
Atriz de rádio, cinema, teatro e televisão

As homenagens que tenho recebido do Elos Clube Internacional, desde o lançamento do meu livro biográfico Vera Nunes – Raro Talento, de autoria da jornalista Eliane Pace, são muito gratificantes para mim. Tanto pela homenagem quanto pela lembrança da minha origem portuguesa, da qual tanto me orgulho.
Sinto uma satisfação imensa em ter contribuído com meu trabalho profissional em vários setores da minha vida artística – rádio, cinema, teatro e televisão – e em vários outros segmentos, onde fui reconhecida com muito carinho e admiração.
Em minha temporada em Portugal quando tive uma breve folga, entre um espetáculo e outro, tive a oportunidade de conhecer a terra natal dos meus pais, no Distrito de Nelas. Andando pelas ruas da aldeia percebi que casas, lojas e escolas estavam fechadas e questionei qual seria o motivo. Fiquei muito surpresa e emocionada quando descobri que a razão para tal atitude era minha visita.
O relato acima pode ilustrar a importância da relação Brasil e Portugal , de notório respeito, carinho e engrandecimento dos dois países, servindo como exemplo de harmonia e paz para toda a humanidade.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo