“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Planejamento e eficácia dominam a reunião da diretoria do CCLB

Esta reunião Ordinária da Diretoria do CCLB, além da presença de muitos associados, teve a honra de receber o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva e o Cônsul-Geral Adjunto, Jorge Longa Marques. Foi um encontro produtivo, repleto de planos para contemplar o crescimento do Conselho. “Temos a necessidade do crescimento do associativismo e para tanto faz-se necessário conscientizar todas as entidades, pois assim seremos mais fortes. Sempre bom lembrar que o Conselho somos todos nós”, destacou o presidente Antero. 

Assim como o presidente da Câmara de Comércio, Nuno Rebelo de Sousa, e os demais presentes à reunião foram unânimes em ressaltar a importância dos eventos e assim unir cada vez mais as entidades. Para tanto, de acordo com o presidente Antero, já está sendo providenciado um calendário para que muitas das casas folclóricas possam ordenar suas festas e encontros para 2024. Na oportunidade, o Cônsul –Geral Adjunto, Jorge Longa Marques, disse que vê com bons olhos que há espaço para eventos coletivos, “criando assim novas ofertas culturais. Aqui em São Paulo há uma presença histórica de Portugal e o caminho é unir as casas”, concluiu.

Um plano de ação para o próximo ano foi bem aceito por todos os presentes para assim, fortalecer o Conselho. Entusiasmados com o encontro, muitos relataram como está a situação de cada entidade, como o representante da Casa de Portugal do município de Ribeirão Preto, o da Beneficência Portuguesa de Campinas, de Ana Cristina Calvinho, presidente da Casa de Portugal de Campinas, e foi dada a notícia de que em 14 de outubro de 2023, foi lançado oficialmente o nome da Casa de Portugal de São João da Boa Vista e região, localizada a 218 km da capital paulista. Todos unidos pela relação luso-brasileira. 

O Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva manifestou ser muito interessante o grau de participação de todos os presentes. “Vocês realmente representam a comunidade luso-brasileira e este Conselho tem a capacidade de agregar todos do Interior e do Litoral, além da Capital. Precisamos congregar agendas até fora da cidade de São Paulo para dar voz do nosso apreço pela comunidade. Quero dizer que o Conselho tem a competência única de partilhar informações, datas, para estar junto com o Consulado e o Consulado estar junto com o CCLB. É importante a comunicação e também a troca de informações para o nosso crescimento”, ressaltou o Embaixador. 

O presidente Antero informou que as agendas de 22 de abril e de 10 de junho de 2024, com suas respectivas comemorações já estão sendo pensadas e planejadas. “E na medida do possível, as reuniões mensais do Conselho serão realizadas em outras casas, como será a de 30 de novembro próximo, no Sindicato da Panificação. Tudo para valorizar as entidades”, afirmou Antero.

O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Também foi comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos. Tudo aconteceu no dia 21 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, com início às 11h30. Acontecimento grandioso do nosso Conselho.
A Festa Portuguesa “Portas de Abril – Cinquentenário da Revolução dos Cravos” aconteceu no último sábado, dia 27, no Largo Mestre de Aviz Jardim Lusitânia, ao lado do Parque do Ibirapuera, na Capital, reunindo inúmeros lusos e seus descendentes, autoridades, com a organização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o CCLB e a Prefeitura de São Paulo, todos orgulhosos por esta importante comemoração.
O Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal será inaugurado no dia 19 de julho, dia do aniversário do nascimento do homenageado (1885), numa cerimônia que deverá ser presidida pelo secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo