D1 Os Construtores do Brasil O SegundO ReinadO O Ato de Coroação do Imperador D. Pedro II, 1842. Óleo sobre tela, de François-René Moreaux (1807-1860). Realizado na Capela Imperial, em 18 de julho de 1841, e testemunhado pelas mais importantes personagens da Corte. O Imperador, então com 14 anos de idade, recebe a Coroa Imperial das mãos do Primaz do Brasil, Dom Romualdo Antonio de Seixas. Acervo: Museu Imperial, Petrópolis, RJ. O jovem monarca D. Pedro II A instituição das Regências é apontada como a causa da instabilidade no País. A partir de 1837, projetos de lei que preveem a antecipação da maioridade são apresentados por parlamentares liberais. Em abril de 1840, surge o Clube da Maioridade, cuja atuação resulta na emenda constitucional que antecipa a maioridade do imperador. Aos 15 anos de idade, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga é coroado, recebendo o título de Pedro II e dando início ao Segundo Reinado. Em 18 de julho de 1841 a cidade do Rio de Janeiro é palco da sagração do novo rei. D. Pedro II ocupou o trono até 1889. D. Pedro II, n.02/12/1825, RJ - f. 05/12/1891, Paris. Armand J. Pallière. Acervo: Museu Imperial, Petrópolis, RJ. O legado de D. Pedro II Um dos políticos mais admirados do cenário nacional, D. Pedro II incentiva a contração de mão de obra europeia para atender as necessidades da cafeicultura. Durante o seu governo é criada a Sociedade Promotora da Imigração, em 1886. Dá grande apoio à arte e à cultura, tornando-se mecenas de alguns artistas brasileiros (compositores e pintores). Promove a industrialização do País, sendo o responsável pela introdução do trem no Brasil, através da concessão dada ao Visconde de Mauá. Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá Com o apoio de D. Pedro II, Mauá implanta a primeira estrada de ferro do País, que ligava o porto Estrela (em Magé) à raiz da serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1854. Mauá constrói com os ingleses a segunda ferrovia brasileira, a Recife and São Francisco Railway Company, e a terceira, a Dom Pedro II, inaugurada em 1858 – após a proclamação da República foi renomeada Estrada de Ferro Central do Brasil. Por fim, implanta a São Paulo Railway, em 1867, ligando Jundiaí ao porto de Santos, dinamizando a economia cafeeira ao diminuir o tempo e os custos do transporte de café. Constrói estaleiros, navios, caldeiras para máquinas a vapor, guindastes. É responsável pela instalação dos primeiros cabos telegráficos submarinos, ligando o Brasil à Europa. Visconde de Mauá, n. 28/12/1813, RS f. 21/10/1889, Petrópolis - Vienot. Coleção: Roberto Paulo César de Andrade. Maria Fumaça. Tiradentes, MG.